Site da USP
FacebookTwitter
17/09/2015

Comissão da Verdade da USP

No Arquivo Geral da USP, que agora sedia o trabalho da Comissão da Verdade da USP, desenvolvem-se as pesquisas de bolsistas FAPESP e voluntários, coordenados pela Profª. Drª. Janice Theodoro.

A busca por informações referentes às graves violações dos direitos humanos de alunos, funcionários e professores da USP, no período de 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985, mobiliza os profissionais do Arquivo Geral a pesquisar os acervos da universidade na tentativa de encontrar registros que contribuam com objetivo do trabalho.

Por meio de fontes distintas, os pesquisadores da Comissão da Verdade da USP, procuram desvelar a trama complexa em que o Estado, mantenedor dos deveres e direitos, cria um aparato repressivo contra seus próprios cidadãos. Mortes, desaparecimentos e perseguições foram apagados, escondidos e legitimados das formas mais inusitadas. As vítimas do período e aqueles que hoje são representados por seus parentes, possuem o direito à memória e a reparação de sua história.

Para saber mais, acesse o site da Comissão da Verdade da USP.