FacebookTwitter

Apresentação

MISSÃO
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Tecidual (PBC&T) tem como missão formar docentes/pesquisadores plenamente capacitados para atuar em Instituições de Ensino Superior ou Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico nas áreas de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento, principalmente no Brasil e América Latina.

Dentre os objetivos específicos pautados nos últimos anos, tem-se:

  1. aumento da PRODUÇÃO INTELECTUAL de QUALIDADE e de sua INSERÇÃO na área acadêmica internacional, considerando-se especialmente a participação de DISCENTES e egressos;
  2. fortalecimento das LINHAS de pesquisa;
  3. fortalecimento de atividades voltadas para INTERNACIONALIZAÇÃO;
  4.  aumento da INSERÇÃO nos contextos acadêmico e social, com foco na melhoria da preparação de PROFISSIONAIS que atuem em ensino fundamental e médio.

O PBC&T tem como características: atuação multidisciplinar, flexibilização, internacionalização crescente, e estímulo para ampliação da área de Biologia do Desenvolvimento e da pesquisa voltada para a inovação tecnológica.

O PBC&T  mantém em constante sintonia com a Pós-Graduação no Brasil e no mundo e também com as necessidades de uma sociedade que muda cada vez mais rapidamente. Nesse sentido, o PBC&T estimula orientadores e alunos a interagirem entre si e também com outras Instituições nacionais e internacionais, para publicar com qualidade e divulgar os resultados obtidos. Além disso, considerando o contexto social na área de educação básica, o PBC&T criou, em parceria com a EFAP da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, um curso à distância em Biologia Celular voltado para a atualização de professores do ensino fundamental e médio. Dessa forma, o PBC&T procura atingir suas metas e contribuir no cenário científico, acadêmico e social.

INFRAESTRUTURA

Com cerca de 21 orientadores, a pós-graduação aborda de forma variada aspectos importantes da biologia e fisiologia celular.

As principais atividades de pesquisa em desenvolvimento nos laboratórios do Departamento podem ser agrupadas em seis grandes temas:

  • Biologia da Célula Tumoral
  • Biologia da Reprodução Animal
  • Proliferação, Diferenciação e Morte Celular
  • Metabolismo Celular
  • Matriz Extracelular Mineralizada e Não Mineralizada
  • Neurobiologia
  • Biologia do Desenvolvimento

Outros aspectos como Mecanismos da Inflamação e Protéolise Celular também estão sendo abordados.

O Departmento dispõe de sólida infraestrutura material e humana para a pesquisa nas linhas supracitadas. Laboratórios modernos e bem equipados, recursos de informática e uma das melhores bibliotecas científicas do país são algumas das facilidades oferecidas aos que aqui desenvolvem seus estudos pós-graduados.