Fale conoscoFacebook
\ Universidade de São Paulo - Sites > Bacharelado em Biotecnologia == > Ciência na EACH > Química Medicinal Computacional e Biotecnologia

Química Medicinal Computacional e Biotecnologia

Durante muitos séculos, acreditou-se que a química tratava-se de uma ciência puramente experimental, mas este conceito tem mudado significativamente. Nas últimas décadas, uma das grandes revoluções no processo de desenvolvimento de novas substâncias bioativas está relacionada com o emprego de computadores no planejamento, descoberta, elucidação de processos químicos e biológicos por meio da estrutura tridimensional de pequenas moléculas, assim como também de macromoléculas. Em alguns casos, cálculos teóricos não fornecem respostas definitivas, mas os resultados obtidos são bons o suficiente para permitir uma significativa interação entre teoria e experimento. Desta forma, a química medicinal computacional pode ser utilizada como uma valiosa ferramenta em diversos temas de pesquisa relacionados com biotecnologia. Para isso, os principais métodos computacionais que podem ser empregados incluem métodos químico-quânticos, quimiométricos, QSAR 2D e 3D, acoplamento molecular e triagem virtual. A figura abaixo ilustra a estrutura 3D do receptor PPAR-delta (relacionado com diversos processos biológicos) complexado com um ligante bioativo.

Figura. Receptor PPAR-delta (PDB: 3GZ9) complexado com um ligante bioativo.

Profa Dra Káthia Maria Honório*

Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil