Universidade de São Paulo Estrutura de poder e governança
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
14/03/2014

CAECO Informe nº 1

Estrutura de poder e governança na USP

CAECO. Informe no. 1

O Conselho Universitário, reunido em 25/03/2014, com a pauta única estrutura de poder e governança na USP, aprovou o temário básico e inicial, o calendário de reuniões especificas do Co e a constituição de uma Comissão Assessora Especial (CAECO) encarregada de coordenar o processo de discussão e encaminhamento das deliberações, bem como um conjunto de sugestões para a ampliação da discussão desse tema.

A CAECO está composta por 10 membros do Co, sendo seis docentes (dois de cada área de conhecimento), dois servidores técnicos e administrativos e dois estudantes (um de graduação e um de pós-graduação), além dos respectivos suplentes.

Com o objetivo de divulgar a toda a comunidade o conjunto das informações sobre o tema, já estão disponíveis no site da Secretaria Geral a integra das deliberações do Co, o conjunto de sugestões enviadas pelas Unidades,  Órgãos e Entidades e o documento de sistematização inicial. Esses documentos podem ser consultados em www.usp.br/secretaria/?p=3454

Em breve estará disponível um link para todo o material produzido para esse debate na página frontal do Portal USP.

A primeira reunião especial do Co está marcada para 3 de junho e deverá discutir os temas 1) Missão, responsabilidade social e princípios da Universidade, 2) Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária e 3) Gestão, Transparência e Responsabilidade Fiscal.

Para iniciar de forma ampla esse processo de discussão, a CAECO propõe a organização de Fóruns de Debate entre os três segmentos da comunidade universitária, organizados por Campus ou por setores de Campus, em duas rodadas iniciais, nos períodos de 5 a 9 de maio e de 19 a 23 de maio. Propõe-se que os Fóruns sejam realizados nos seguintes locais: FFLCH, Poli, Instituto de Química, Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Direito, EACH, Lorena, Bauru, Pirassununga, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.

Assim que definidos pelos organizadores locais a data, horário e local de cada uma dessas reuniões será dada ampla divulgação ao calendário geral dos debates.

A CAECO solicita aos organizadores locais dos Fóruns de Debate que sejam buscados mecanismos que permitam e estimulem a ampla participação de todos os membros da comunidade. Sugere ainda os debates sejam transmitidos pela IPTV USP.

Já está disponível o endereço eletrônico caeco [at] usp [dot] br para informações ou sugestões adicionais sobre o processo de debate.

A CAECO reafirma sua convicção de que o amplo processo de discussão, marcado pelo respeito à diversidade e ao pluralismo é a primeira e imprescindível condição para a democratização da Universidade e conclama a todos os integrantes da comunidade uspiana a se envolverem nesse processo.

17 de abril de 2014
CAECO