16ª Edição (2018)

Categoria Individual

 

Eva Blay

Possui graduação (1959), mestrado (1969) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1973). Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris com apoio da FAPESP em 1995-96. Interregional adviser for the Advancement of Women,Vienna UN Office.

Criou o primeiro curso de graduação e pós graduação sobre a mulher na Universidade de São Paulo.

Foi fundadora e Presidente do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU) na década de 1980. Fundou o NEMGE, Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero do qual foi Coordenadora Cientifica; foi a primeira Presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de Paulo (1983-85), Senadora da República entre dezembro de 1992 e janeiro de 1995.

Atualmente é Professora Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Indicada para exercer a função de Assessora Sênior do reitor junto à reitoria da Universidade de São Paulo. Coordena O USP MULHERES/ONU. É membro da Câmara temática Interdisciplinar da Mulher do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Publicou livros e artigos sobre questões urbanas, habitação operaria, participação política da mulher, Violência contra a mulher, Feminismo e masculinidades e Imigração Judaica. É membro de várias associações cientificas internacionais e nacionais. Consultora do grupo de investigação MCCLA ( Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes) da Cátedra Convidada Infante Don Henrique pra Estudos Insulares, Atlânticos e a Globalização.

Em 19 de outubro de 2018 recebeu o título de Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

Categoria Institucional

Faculdade Zumbi dos Palmares

A ideia de criar a Faculdade Zumbi dos Palmares, uma instituição voltada para a inclusão, para a qualificação e para o protagonismo do negro brasileiro, foi iniciada no curso de Sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em 1996.
Conduzida e coordenada pelo então aluno de Sociologia, José Vicente, a ação reuniu alunos, professores da fundação, militantes, artistas e personalidades sociais no debate político, sociológico, acadêmico, social e da militância negra para a constituição da entidade. em 1997, juntamente com participantes desse grupo, José Vicente fundou a Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (AFROBRAS) para preparar a estrutura administrativa e jurídica de consolidação e de construção da Zumbi,  sendo eleito o seu primeiro presidente. Em 21 de março de 2002, fundou e presidiu o Instituto Afro-Brasileiro de ensino superior, ‘braço’ mantenedor da instituição. Finalmente, no dia 20 de novembro de 2004, a Faculdade Zumbi dos Palmares foi aberta ao público, realizando seu primeiro vestibular com 200 vagas para o curso de administração, inaugurando a trajetória da faculdade. Desde então, o advogado José Vicente assumiu o cargo de Reitor.