14ª. Edição (2015)

Categoria Individual:

Dr. Drauzio Varella

O Dr.Drauzio Varella, médico cancerologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, através de pequenas entrevistas para rádios.

Na televisão, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, visando a disseminação de informações essenciais à saúde da população.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Agraciado com o Prêmio USP Direitos Humanos 2015 por sua grande contribuição à promoção e à defesa dos Direitos Humanos, em especial por seus incansáveis esforços em prol da prevenção à AIDS, do direito social à saúde e dos direitos da população carcerária.