Profa. Dra. Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida

Maria Hermínia Tavares de Almeida atualmente é pesquisadora sênior do Cebrap e professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais e em Ciência Política da USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1979) e pós-doutorado na University of California, Berkeley (1984). Cientista Política, tem experiência nas áreas de políticas públicas e instituições políticas, especializando-se principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, e opinião pública e política externa. Entre suas publicações destacam-se o livro Crise econômica e interesses organizados (EDUSP, 1992) e com Gian Luca Gardini, Latin American responses to the rise of Brazil (Palgrave,2016). Foi diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP (2010-2013). Foi pesquisadora visitante do Institute of Latin American Studies da University of London (1992), Tinker Visinting Professor da Stanford University (1996), professora visitante do Doutorado em América Latina do Instituto Ortega y Gasset (2000, 2001 e 2002) , professora visitante do Departamento de Ciência Política da Université de Montréal (2006), pesquisadora visitante do Institute Brazil do King’s College, University of London (2012) e pesquisadora visitante do Wissenschaft Zentrum Berlin- WZB (2014). Participou do Comitê Executivo da Latin American Studies Association (2001-2004), do Comitê Executivo da International Political Science Association (2006-2009) e foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2004-2008) e da Latin American Studies Association (2010-2012) e do do Council of Eminent Persons do economista-chefe do Banco Mundial (2013-2016) . Atualmente é membro do Conselho Assessor do Brazil Institute e do Latin American Program do Woodrow Wilson Center for Scholars (Washington), da Comissão Acadêmica da European Union Latin America and the Caribbean Foundation (EU-LAC Foundation) e representante da comunidade científica da área de Ciências Sociais na Comissão de Coordenação do Programa INCT. Foi agraciada pela Presidência da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador(2006) e recebeu Prêmio de Excelência Acadêmica em Ciência Política conferido pela ANPOCS (2013). (Fonte: Currículo Lattes)