Profa. Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente

Possui graduação em Direito (1972) e pós graduação, mestrado (1980) e doutorado (1996) todos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Tem vários artigos publicados, sendo autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, aprovada em 1980 e publicada no livro “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica: a cidadania negra em questão” pela Editora Julex, em 1989.

Integrou a Frente da Mulheres Feministas convivendo e apreendendo com Professoras de civismo e política, Ruth Cardoso, Eva Blay, Marta Suplicy, entre outras, inclusive a atriz e teatróloga, Ruth Escobar. Foram nessas reuniões e debates do movimento negro onde se firmou como feminista.

Para sua conscientização política, foi muito importante o ativismo do movimento negro, bem como o convívio com as pensadoras do feminismo negro Sueli Carneiro e Léa Gonzalez.

Advogada, com atuação ativa na Ordem dos Advogados do Brasil, vem integrando o conselho estadual, diretoria da ESA OAB SP, várias comissões, e a diretoria na gestão (2001-2003).

Exerceu as seguintes funções públicas:
– Diretora Executiva da Fundação PROCON São Paulo ( 2006);
– Secretária de Justiça do Estado de São Paulo de 2007 a 2008;
– Diretora Técnica na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo (2012 a 2020).
Atividades atuais:
– Professora doutora na Faculdade de Direito da USP, lotada no Departamento de Direito do Estado, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação nos Programas de Mestrado e Doutorado nas áreas: Direito do Estado e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
– Professora Titular na Faculdade Zumbi dos Palmares, afastada sem remuneração;
– Em 01.01.2021 assumiu o cargo de Secretaria Municipal de Justiça na Prefeitura da Cidade de São Paulo.

(Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo)