FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Dissertação e tese

Defesa de Dissertação ou Tese

• Formulário para solicitação de inscrição para defesa de dissertação ou tese dos orientandos do PPgBBM.

Formulários incompletos não serão aceitos, o que poderá atrasar o processo de composição da banca.

PROCEDIMENTO:

• Orientador e aluno devem conferir os procedimentos e prazos para depósito da dissertação ou tese.
  • O processo será regido pelo disposto no Capítulo V – Das Comissões Julgadoras e do Julgamento das Dissertações e Teses do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e no artigo XII – Procedimentos para depósito da dissertação/Tese, artigo XIV – Avaliação escrita no julgamento das dissertações ou teses e artigo XV – Idiomas permitidos para redação e defesa de dissertações e teses, do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica e Biologia Molecular (PPg-BBM) e pelo Regimento da Comissão de Pós-graduação (CPG) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
  • Para membros da Comissão Julgadora só podem ser indicados nomes de professores da cidade de São Paulo, pois o programa não dispõe de recursos para o pagamento de traslados para professores de outras cidades/estados. Orientadores que decidirem custear a vinda de professores de fora com recursos próprios (caso sugeridos e indicados pela CCP), devem encaminhar ofício com esta informação, declarando que estão cientes que os custos serão inteiramente financiados com verba própria.
  • Conforme o Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, Artigo 97 – § 2º, a CCP poderá autorizar a participação de examinadores na sessão pública de defesa de Dissertação ou Tese, por meio de videoconferência ou outro suporte eletrônico à distância equivalente. Orientadores que decidirem utilizar estes meios devem informar esta opção.
  • A coordenação do programa poderá contribuir nessa fase, porém, a responsabilidade integral pela indicação de sugestões e composição da banca é do orientador e do estudante. Na impossibilidade de qualquer um dos membros titulares indicados não poder comparecer na data da defesa, o suplente deverá ser acionado imediatamente. Caso a lista de suplentes seja esgotada, outros professores, já indicados na lista original, poderão compor a banca, contudo, isso exigirá nova homologação pela CCP.
  • O trabalho final no curso de Mestrado será na forma de dissertação, contendo os itens descritos no artigo XII.1 e o trabalho final no curso de Doutorado será na forma de tese, contendo os itens descritos no artigo XII.2 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica e Biologia Molecular. De forma alternativa, a tese de Doutorado poderá ser substituída por uma compilação de, no mínimo, dois artigos científicos publicados, como descrito no artigo XII.4.
  • O documento da dissertação ou teses do PPg-BBM deve apresentar os itens descritos no artigo XII do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica e Biologia Molecular, seguindo as regras da Biblioteca da EACH/USP (http://www5.each.usp.br/biblioteca-normalizacao/) e as diretrizes para confecção das dissertações e de teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Para o PPg-BBM os elementos pré-textuais e textuais devem seguir o estilo ABNT e as citações bibliográficas devem seguir o estilo de citação Vancouver.
  • Das cópias impressas (05, no mestrado; ou 07, no doutorado) da dissertação ou tese, que devem ser entregues no depósito, uma delas deve ser entregue necessariamente com encadernação em capa dura (conforme solicitação da Biblioteca da EACH acatada pela CPG) e as demais cópias devem ser entregues com encadernação em espiral simples. Para a cópia com capa dura, seguir o padrão de encadernação definido para o PPg-BBM. Solicita-se que o orientando tenha uma cópia adicional para levar no dia da defesa.
  • A versão de depósito deve incluir a “ficha catalográfica”, conforme requisitado pelas regras da Biblioteca. A ficha catalográfica pode levar até uma semana para ficar pronta, dependendo de ajustes necessários requeridos pela bibliotecária responsável. Usar este procedimento para solicitar. Dúvidas pelo telefone 3091-1036, falar com Sandra.
  •  Uma cópia eletrônica da dissertação ou tese, em formato PDF, a página do resumo e do abstract em .DOC ou equivalente, deve ser enviada para o endereço bqbm-each@usp.br com o assunto “cópia eletrônica de dissertação/tese para defesa – orientando XXXXX”.
  • O depósito deverá ser acompanhado de carta do orientador certificando que o orientando está apto à defesa (Regimento PPg-BBM XII.3).
  • Alunos de Doutorado devem encaminhar anexo comprovante de submissão ou de publicação de trabalho científico, relacionado à sua tese, em coautoria com seu orientador, em revista com reconhecida relevância científica na área do programa.
  • Assim, que a Comissão Julgadora for homologada pela CPG/EACH, a secretaria de pós-graduação (SPG), informa orientador/candidato sobre a indicação da comissão. Orientador/candidato entram em contato com os examinadores titulares (se for necessário os suplentes), para definir participação, data e horário, os quais devem ser informados a SPG.
  • Em caso de necessidade de reserva da sala de videoconferência para a defesa de dissertação, sugere-se que o orientador ou o orientando reforce essa necessidade junto ao SPG após a definição da comissão julgadora pela CPG.