Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

  • 1. Saúde da criança, do adolescente e do jovem

Esta linha de pesquisa focaliza os problemas de saúde que envolvem crianças, adolescentes e populações jovens abordados sob as diferentes perspectivas presentes na Saúde Pública. Como recortes prioritários, esta linha inclui a saúde perinatal, o crescimento e o desenvolvimento, a morbimortalidade e a participação e exclusão social que afetam tais populações.

  • 2. Saúde da mulher

Esta linha de pesquisa focaliza problemas de saúde da mulher, sob diferentes óticas. Como recortes temáticos destacam-se estudos sobre mortalidade e morbidade feminina, mortalidade materna, risco gravídico e saúde perinatal, gravidez em adolescentes e jovens, assim como aspectos clínico-epidemiológicos das Doenças Crônico Degenerativas, condições psicológicas, intervenções e terapêuticas da mulher no climatério.

  • 3. Saúde reprodutiva, gênero, sexualidade e sociedade

Tendo como foco a saúde reprodutiva, o gênero, a sexualidade, assim como suas relações, a presente linha de pesquisa busca, a partir de diferentes vertentes teóricas e metodológicas pertencentes às diferentes áreas do saber, trabalhar com questões de investigação como, por exemplo, as relativas à contracepção, esterilização feminina e masculina, aborto, DSTs/Aids, transmissão vertical, tecnologias reprodutivas, direitos reprodutivos, violência, sexualidade, relações de gênero. O tratamento de tais questões atende, igualmente, às especificidades inerentes ao curso da vida, de mulheres e homens, relevantes para a relação saúde pública e sociedade.

  • 4. Ciências Sociais, Saúde Pública e Questões Contemporâneas

Esta linha busca enfatizar problemas de natureza interdisciplinar colocadas pela contemporaneidade presentes no campo da Saúde Pública em geral e, em particular, na área da Saúde Materno-Infantil. A mesma contempla a diversidade de enfoques, sobretudo da área das Ciências Humanas. Prioriza, como recortes temáticos: – questões relativas a impacto e mudanças na informação e comunicação em saúde pública, – gestão e avaliação de serviços, – formação de recursos humanos, – saúde mental e família, – políticas públicas, inclusão/exclusão social e direitos humanos, – diversidades metodológicas do campo da saúde pública.

  • 5. Comunicação e informação científica em saúde pública

Focaliza a pesquisa sobre a produção do conhecimento científico e sobre o uso da tecnologia da informação para ampliar o acesso e a disponibilidade da informação acadêmica, técnica e científica no campo das políticas públicas de saúde, tendo como referencial a saúde materno-infantil e suas múltiplas dimensões sociais.