Lições aprendidas

Sabemos da importância do envolvimento de todos os servidores num processo de mudanças, e o trabalho realizado tem possibilitado ao servidor da área de finanças e materiais perceber-se como parte do contexto da Universidade, compreendendo seu papel como agente de transformações.

A partir dessa iniciativa, tivemos a oportunidade de perceber que a troca de experiências é uma ferramenta valiosa, principalmente, quando se trabalha com diferentes níveis hierárquicos.

O Programa GEFIM iniciou com o objetivo de rever, otimizar e propor novos processos e procedimentos para as áreas de finanças e materiais da USP. No decorrer do tempo transformou-se também (e principalmente) em uma atividade de gestão de pessoas. A metodologia adotada foi a realização de grandes encontros bienais, intercalados por diversas atividades que compreenderam treinamentos, revisão de processos, integração de áreas e a realização de projetos específicos. Os oito encontros realizados tiveram um grande foco nas ferramentas da qualidade voltadas para o desenvolvimento das pessoas.