Noite profunda e Os espelhos – Estudo genético e estabelecimento do texto do primeiro romance de Osman Lins

| Orientação em andamento

O objetivo deste projeto é estabelecer, para publicação, os textos de Noite profundae Os espelhos, títulos que formam o romance inédito de Osman Lins escrito entre 1945 e 1953. A fixação do texto será determinada a partir da constituição de um dossiê com documentos prototextuais presentes no arquivo do escritor no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e na Fundação Casa de Rui Barbosa. A análise dos documentos à luz da críticagenética tenciona descobrir o trajeto da criação da obra, compreendendo as versões, as etapas e as operações de escritura. Com isso, acredita-se que o estudo proporcionará a visualização de procedimentos temáticos e estilísticos adotados por Osman Lins no início de sua carreira de escritor, conjecturando como este primeiro exercício reorienta a elaboração de sua escrita literária.

Orientandos (nível)

Eder Rodrigues Pereira (Pós-Doutorado)

Orientadores

Telê Ancona Lopez