Minicurso 3: Correspondência Verbal – Mentira

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Palestrante: Dr. Júlio César Coelho de Rose (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo:

Este minicurso vai abordar a abordagem da análise dos comportamentos de mentir (e dizer a verdade) e de cumprir (ou não cumprir) promessas. Skinner afirmou que respostas verbais são “verdadeiras” ou “objetivas” quando a correspondência com uma situação estimuladora é estritamente mantida. Quando alguém diz que está chovendo, ou que fez um pagamento, dizemos que há correspondência se o evento ou comportamento que aconteceu está de acordo com o que foi verbalizado. No caso da promessa, a relação é invertida: se alguém promete que vai fazer um pagamento amanhã, a correspondência ocorre se de fato a pessoa fizer o pagamento. O tipo de operante verbal envolvido é o tato, que, como diz Skinner, “beneficia o ouvinte”, no sentido em que lhe permite responder adequadamente a algum aspecto do ambiente que não era acessível a ele. Assim, a mentira e a promessa não cumprida comprometem o sistema social composto por falante e ouvinte e resultam no que em linguagem cotidiana se descreve como “quebra de confiança”. Este curso tratará dos aspectos teóricos que permitem abordar verdade/mentira e promessas em termos da análise do comportamento. Também serão abordados experimentos clássicos sobre estas questões e, particularmente, experimentos recentes conduzidos em nosso laboratório. Estes experimentos investigaram mentira quando o participante relatava sobre seus comportamentos passados ou sobre sua combinação de cartas de baralho em um jogo e permitiram investigar diversas variáveis que afetam a correspondência. Outros estudos, sobre efeitos de promessas, têm investigado o papel do comportamento verbal na regulação de comportamentos subsequentes. Esta série de estudos vem refinando progressivamente métodos experimentais e aumentando progressivamente a faixa de variáveis investigadas, contribuindo para esclarecer os determinantes da correspondência e para abrir perspectivas de aplicação destes conhecimentos.