Departamento de Biotecnologia Escola de Engenharia de Lorena
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Docentes

adrianePROFA. ASSOCIADA ADRIANE MARIA FERREIRA MILAGRES
Fone:  (12) 3159 5019     E-mail: adriane@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Professora na Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena (USP Lorena) na área de Bioquimica, com foco em Enzimologia. Publicou 78 artigos em periódicos especializados e 84 trabalhos em anais de eventos. Orientou 13 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. As linhas atuais de pesquisa incluem o estudo da recalcitrancia do bagaço de cana e o desenvolvimento de processos bioquímicos para produção de xilanas e biocombustível de segunda geração. Em seu currículo LATTES os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnologia e artístico-cultural são: xilanase, celulase, manganês-peroxidase, lacase, fungos, purificação, basidiomicetos e compostos quelantes de metal.

alexPROF. ALEXANDRE ELISEU STOURDZE VISCONTI
Fone:  (12) 3159 5128     E-mail: alex@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1972) e especialização em Microbiologia Geral e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1976). Atualmente é Biologista da Faculdade de Engenharia Química de Lorena. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química.

ferraz2PROF. TITULAR ANDRÉ LUIS FERRAZ
Fone: (12) 3159 5018    E-mail: aferraz@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Bacharel em Química (1987) e doutor em Ciências (Química orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Pós-doutorado na área de Química da Madeira na Universidad de Concepción, Chile (1996). Livre-docente pela Escola de Engenharia de Lorena, USP (2010). Atualmente é professor associado da Escola de Engenharia de Lorena – USP. Ocupou a função de Chefe do Departamento de Biotecnologia (períodos de 2011-/2013 e 2013-2015). Foi coordenador do programa de pós-graduação em Biotecnologia Industrial da EEL/USP nos períodos de 1992-1995 e posteriormente 1997-2001. Atualmente ocupa a função de Coordenador de Pós-graduação do Programa de Biotecnologia Industrial (período 2015-2017). Atua como revisor de cerca de 20 diferentes periódicos, incluindo Industrial Crops And Products, Bioresource Technology, Biotechnology for Biofuels, BioEnergy Research, PLOSOne, Enzyme and Microbial Technology, Holzforschung, International Biodeterioration and Biodegradation, Energy and Fuels e Química Nova. Tem atuado como membro de comitês científicos de eventos nacionais e internacionais como Lignobiotech – Biotechnology Applied to Lignocelluloses desde 2012, International Symposium on Wood e Fiber and Pulping Chemistry entre 2003-2007 e 2016. Atualmente coordena o projeto temático: Recalcitrância da biomassa de cana-de-açúcar: Fundamentos relacionados à formação da parede celular, ao pré-tratamento e à digestão enzimática, aplicados no desenvolvimento de novos modelos de biorrefinarias (período de 2015-2019), financiado pela FAPESP. Tem experiência na área de química da madeira e outros materiais lignocelulósicos, com ênfase em biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodegradação de madeira, biopolpação, enzimas oxidativas, hidrolíticas e seus sistemas biomiméticos, topoquimica de células lignificadas e hidrólise enzimática da biomassa lignificada.

arnaldoPROF. DR. ARNALDO MÁRCIO RAMALHO PRATA
Fone: (12) 3159 5023     E-mail :amrprata@usp.br
Curriculum Lattes
Concluiu o doutorado em tecnologia bioquímico farmacêutica pela universidade de são paulo em 1997. Atualmente é docente da escola de engenharia de lorena, da universidade de são paulo. Publicou 10 artigos em periódicos especializados e 55 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 itens de produção técnica. Nos últimos 9 anos participou de 5 eventos no exterior e 9 no brasil. Orientou 6 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado, além de ter orientado 9 trabalhos de iniciação científica nas áreas de microbiologia e engenharia química. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de microbiologia, com ênfase em microbiologia industrial e de fermentacão. Em suas atividades profissionais interagiu com 39 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnologica e artístico-cultural são: hidrolisado hemicelulósico, xilose, klebsiella pneumoniae, candida guilliermondii, 2,3-butanodiol, resíduos lignocelulósicos, aspergillus niger, xilitol, ácido cítrico e resíduos lignocelulósicos.

elisson PROF. DR. ELISSON ANTÔNIO DA COSTA ROMANEL
Fone: (12) 3159 5009            E-mail : romanel@usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2004) desenvolvendo o trabalho de iniciação científica na área de citogenética vegetal. No intuito de compreender os mecanismos moleculares responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento vegetal, fiz o mestrado (2006) na Pós-graduação em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Laboratório de Genética Molecular Vegetal (LGMV). Na mesma área, conclui o doutorado sanduíche (2010) realizando parte do doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (França) e pela University of Wisconsin-Madison (EUA) aumentando a bagagem teórica e prática em Genética Molecular Vegetal. Atuei principalmente nos seguintes temas: bioinformática, análise filogenética, evolução e desenvolvimento vegetal (Evo-Devo), genômica funcional da reprodução vegetal, interação planta-microorganismo, clonagem e expressão gênica. Atualmente, sou professor Doutor da Escola de Engenharia de Lorena-Universidade de São Paulo (EEL-USP) e venho investindo esforços na identificação de genes da biossíntese da biomassa lignocelulósica vegetal e floração com vista a modificar a recalcitrância da parede celular, aumentar a biomassa vegetal e identificar de genes marcadores de interesse biotecnológico.

segato PROF. DR. FERNANDO SEGATO
Fone: (12) 3159 5010             E-mail: segato@usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em farmácia e bioquímica (2002), com doutorado em genética e biologia molecular de microrganismos pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado em biotecnologia e desenvolvimento de sistemas de expressão pela Oklahoma State University, Estados Unidos, foi pesquisador na área de biotecnologia do Technical Research Center of Finland (VTT). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos filamentosos, expressão diferencial, expressão heteróloga, RNA de intereferência, resistência a drogas, prospecção e caracterização de enzimas, degradação de materiais lignocelulósicos, proteoma e transcritoma de organismos termofílicos.

flavio PROF. DR. FLÁVIO TEIXEIRA DA SILVA
Fone: (12) 3159 5036             E-mail: flavio@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1980), graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1979), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1987) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1995). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Brasileira de Agrociência, Prof. Dr. da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Química Nova, Revisor de periódico da Journal of Hazardous Materials, Revisor de periódico da BioResources, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Membro de comitê assessor da Prefeitura Municipal de Lorena, Membro de comitê assessor da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Atuando principalmente nos seguintes temas:bagaço de cana, pré-tratamento por explosão a vapor, deslignificação, celulose, polioses e lignina.

PROFA. DRA. INÊS CONCEIÇÃO ROBERTO
Fone: (12) 3159 5026           E-mail: ines@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Graduada em Engenharia Química (1982) pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena e Doutora em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica (Tecnologia das Fermentações) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professora Doutora da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e foi Vice-Presidente da CPG (Comissão de Pós-Graduação) da EEL/USP no período de 03/2007 a 03/2011. Foi Membro da Comissão Central do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP no período de 2007 a 2014. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada e Engenharia Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: fermentação de pentoses, com ênfase para obtenção de etanol e xilitol, utilização de biomassa lignocelulósica em processos biotecnológicos ou químicos, extração de biomoléculas.

PROF. DR. ISMAEL MACIEL DE MANCILHA
Fone: (12) 3159 5031           E-mail: mancilha@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Concluiu sua graduação em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa -MG onde cursou o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Concluiu o doutorado em Ciência de Alimentos na Michigan State University ? MSU/USA em 1983 e em 2002 realizou treinamento em nível de pós-doutorado junto ao Departamento de Engenharia Química da Colorado State University ? CSU/USA. Atualmente é docente da Escola de Engenharia de Lorena ? EEL-USP filiado ao Departamento de Biotecnologia e professor titular aposentado da Universidade Federal de Vicosa ? Departamento de Tecnologia de Alimentos. Neste currículo consta a relação de publicações de artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Orientou estudantes de iniciação científica e pós-graduação, vinculados ao Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV, até 2012, e atua junto ao Programa de Biotecnologia Industrial da EEL-USP nas áreas de microbiologia industrial e de fermentação e ciência e tecnologia de alimentos, com enfoque, principalmente, para estudos relativos aos microrganismos que apresentam propriedades probióticas, bem como estudos referentes à tecnologia das fermentações. Recebeu 9 prêmios e/ou homenagens, entre 1989 e 2013, coordenou vários projetos de pesquisa apoiados pelo CNPq e FAPESP e atua como consultor Ad Hoc destas agências de fomento. Destaca-se ainda sua interação com pesquisadores estrangeiros e em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientificam e tecnológica, são: xilitol, Candida guilliermondii, hidrolisado hemicelulósico bagaço de cana-de-açúcar, fermentação de xilose, etanol e a partir de 2003 probióticos, Lactobacillus, hidromel, aguardente de mel. Neste contexto, destaca-se que em 2003 introduziu no Departamento de Biotecnologia da EEL- USP uma linha de pesquisa que tem por objetivo isolar, caracterizar e avaliar a utilização de diferentes espécies de microrganismos probióticas, principalmente na saúde animal, com destaque para 2 pedidos de patentes protocolados junto ao INPI Em paralelo, desenvolve projetos de pesquisas para a produção de bebidas alcoólicas a partir de mel e atua como coordenador do projeto que tem por objetivo avaliar o desempenho de unidades de produção de cachaça de alambique na região do Vale do Paraíba e Sul de Minas, com vistas a transferir inovações tecnológicas para este importante setor desta região

OLYMPUS DIGITAL CAMERA   PROF. ASSOCIADO JOÃO BATISTA DE ALMEIDA E SILVA
Fone: (12) 3159 5044           E-mail: joaobatista@usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1986), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1991), Doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica pela Universi.dade de São Paulo (1996) e Livre-Docência pela Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (2013). Publicou mais de 70 trabalhos científicos em Revistas Especializadas e 224 trabalhos em Congressos Científicos. Organizou a Edição de 4 Livros e publicou 10 Capítulos de Livros abordando temas como Cerveja, Cerveja em Processo Cotínuo, Cerveja sem Álcool, Cerveja de Arroz Preto, Cerveja de Banana, Aguardente de Soro de Queijo e Uísque. Participou de 26 Congressos Científicos, sendo que 18 foram realizados no exterior. Ministrou diversos cursos de cerveja e de aguardente no Brasil e no exterior, em países como Cuba, Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, Portugal, Espanha e República Tcheca.Recebeu 6 Premios e/ou Homenagens sendo duas de Instituições do exterior. Atualmente é docente da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de Sao Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Técnologia de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: fermentação, cerveja, xilitol, aguardente, uísque, sotol, vinhos, bebidas e alimentos. Tem ou teve projetos internacionais aprovados na área de bebidas e/ou alimentos aprovados, com apoio financeiro da CAPES/MES/CUBA (2003-2005), CAPES/GRICES-PORTUGAL (2007-2010), CNPq/MES-CUBA (2009-2012) e CAPES/MES-CUBA (2014-2018). Organizou 2 eventos científicos de nível internacional V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRODUCCIÓN DE ALCOHOLES Y LEVADURAS (MARÇO/2005) e o BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES (DEZEMBRO/2008).

PROF. DR. JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS
Fone: (12) 3159 5043           E-mail: jsant200@usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1999) e doutorado em Biotecnologia Industrial pela mesma instituição (2005). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: biorreatores, lipase, modificação de óleos e gorduras, xilitol, bagaço de cana-de-açúcar, enzimas e células imobilizadas. Foi chefe do setor de abastecimento da Divisão de Apoio do Grupamento de Infra-estrutura e Apoio de São José dos Campos do Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial. Atualmente, é professor do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo.

PROFA. ASSOCIADA MARIA DAS GRAÇAS DE ALMEIDA FELIPE
Fone: (12) 3159 5046           E-mail: mgafelipe@usp.br
Curriculum Lattes
Graduada em Ciências Exatas e Tecnológicas com Licenciatura Plena em Biologia (1981) e Mestre em Microbiologia Agrícola na Área de Microbiologia de Alimentos (1988) pela Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica na Área de Tecnologia das Fermentações (1994) e Livre-docente na Área de Microbiologia Aplicada (2013) pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena – EEL, da Universidade de São Paulo – USP, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação nas áreas de Microbiologia Aplicada e Conversão de Biomassa. Há 28 anos desenvolve pesquisas para o aproveitamento biotecnológico de diferentes biomassas vegetais com destaque para a utilização de pentoses como a xilose proveniente da fração hemicelulósica do bagaço e palha de cana de cana de açúcar para produção de bioprodutos particularmente o xilitol, etanol e atualmente biosurfactante. Mais especificamente o foco está nas etapas de fracionamento de biomassas, destoxificação e suplementação nutricional dos hidrolisados e avaliação de parâmetros de bioprocessos. Recentes avanços científicos alcançados com a ampliação de escala de produção de xilitol a partir do bagaço de cana de açúcar direcionaram para a diversificação das investigações para o uso da biomassa de cana em biorrefinaria incluindo a palha e o melaço de cana, além da exploração da biodiversidade microbiana Antártica para obtenção de bioprodutos a partir de pentoses. Colabora em projetos interinstitucionais e internacionais. A produção científica divulgada no país e exterior se encontra em periódicos indexados, capítulos de livros, teses, patentes, dentre outros. Recentemente foi Presidente da Comissão de Pesquisa na EEL-USP e Membro do Conselho de Pesquisa da USP (2007-2013). É membro fundador da Sociedade Iberoamericana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias – SIADEB, projeto de cooperação da Rede CYTED 310RT0397 (2010-2013) e sócio fundador da Sociedade de Bioenergia (SBE) fundada em novembro de 2013. Atualmente na EEL-USP é membro da Comissão de Pesquisa, do Conselho do Departamento de Biotecnologia e da Comissão de Biossegurança.

PROFA. DRA. RITA DE CÁSSIA LACERDA BRAMBILLA RODRIGUES
Fone: (12) 3159 5027           E-mail: rita@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Graduada em Tecnologia de Alimentos pelo Colégio Industrial Técnico da UNICAMP (1987) graduou-se em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1996), cursou mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1999), doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo/ Instituto de Ciências Biomédicas – Interunidades USP/Instituto Butantan/IPT (2005) – com Pós-doutorado na University of Wisconsin – Madison e na USDA Forest Products Laboratory – Madison – USA (2008). Na EEL-USP, atua como professora nos cursos de Graduação em Engenharia Bioquímica, Engenharia Química e Engenharia Industrial Química, e atuou como professora no curso Técnico em Química do Colégio Técnico de Lorena – COTEL-USP. Atua na área de Engenharia Bioquímica e Microbiologia Industrial e de Fermentação. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: conversão química e enzimática de resíduos lignocelulósicos para produção de etanol e xilitol por leveduras, desenvolvimento e otimização de bioprocessos e planejamento e otimização de experimentos.

PROF. TITULAR SÍLVIO SILVÉRIO DA SILVA
Fone: (12) 3159 5146           E-mail: silvio@debiq.eel.usp.br, silviosilverio@usp.br
Curriculum Lattes                            silvio.silverio@pesquisador.cnpq.br
Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) , onde também obteve o título de Livre-Docência, concluiu o Doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela USP e Gesellchaft Fuer Biotechnologishe Forshung GBF- Alemanha. É Professor e Chefe do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena – Campus USP. Professor colaborador nos Programas de Doutorado da Universidad Autonoma de Tamaulipas, e na Universidade Autonoma de Coahuila, México, Avaliador do SINAES/MEC de Instituições de Ensino Superior e de Cursos de Graduação.Pesquisador associado do Instituto de Pesquisa em Bioenergia – IPBEN. Ganhador dos prêmios: Profissional Destaque Educacional (2015), Indústria Destaque- Educação (2015), Ciência de Impacto em Biotecnologia (2014, 2015 e 2016), Prêmio Nacional de Pós-graduação, Brasken, ABEQ, Prêmio Dow Sustainability Innovation além de outras premiações. Exerce atividades de consultoria ad hoc para diversas instituições nacionais e internacionais. É revisor de 40 periódicos internacionais. Publicou 176 artigos em periódicos especializados em sua maioria internacionais e 760 trabalhos apresentados em eventos de grande parte internacionais. Possui 29 capítulos de livros publicados. Possui 2 processos tecnológicos registrados (patentes) já concedidas e 4 em depósito. Orientou 103 trabalhos de pesquisa dentre 27 dissertações de Mestrado, 11 Teses de Doutorado, além de ter orientado 74 trabalhos de Iniciação Cientifica nas áreas de Microbiologia Aplicada, Engenharia Bioquímica e aproveitamento de resíduos. Recebeu 27 prêmios e/ou homenagens, coordenou 22 projetos de pesquisa financiados, com 2 grandes projetos sendo um na categoria projeto Temático dentro do programa BIOEN da FAPESP envolvendo a USP, UFJF, UFMG e UNESP e duas instituições internacionais e outros projetos dentro da Cooperação Internacional envolvendo a EEL-USP e a Colorado State University (EUA) financiado pelo CNPq/ NSF (EUA), e a University of Ontario Institute of Technology (Canadá), financiados pela FAPESP/UOIT- Canadá envolvendo bioprodutos e lignocelulósicos. Atualmente é pesquisador principal em projeto Temático aprovado pela FAPESP, coordena 2 projetos internacionais aprovados em colaboração com Institutos de Pesquisa da Índia. Editou 4 livros internacionais e foi guest editor do Journal of Biomedicine and Biotechnology . Atua na área de Biotecnologia com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação. Em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 185 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Foi Vice- Diretor e Assessor de Pesquisa da antiga FAENQUIL, atual EEL-USP. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural sao: xilitol, c. guilliermondii, xylitol, bagaço de cana-de-açúcar, fermentação, hidrolisado hemicelulósico, imobilização de células, bioprodutos, bioetanol, biocombustíveis. Possui parceria de colaboração científica com diversas instituições nacionais e internacionais destacando-se países como: Itália, Espanha, Alemanha, México, Estados Unidos, Canadá, China e Índia.

talitalacerdaPROFA. DRA. TALITA MARTINS LACERDA
Fone: (12) 3159 5043           E-mail: talitalacerda@usp.br
Curriculum Lattes
 Graduação em Bacharelado em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Ciências (área de concentração: Físico-Química) pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (2012). Possui experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em materiais poliméricos. Desenvolveu seu pós-doutorado em projeto envolvendo o Instituto de Química de São Carlos (IQSC, USP) e o Departamento de Engenharia de Materiais (SMM/EESC/USP), relacionado à preparação de polímeros termo-reversíveis derivados de óleos vegetais e furanos. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo (DEBIQ/EEL/USP), com interesse na preparação de monômeros e polímeros derivados de fontes renováveis.

PROFA. DRA. TATIANE DA FRANCA SILVA
Fone: (12) 3159 5033           E-mail: tatianedafranca@usp.br
Curriculum Lattes
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Genética (2008) pela mesma instituição e doutorado pela Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ (2012). Apresenta experiência na área de Genética Molecular Vegetal, Interação Planta-patógeno, Análise Filogenética, Clonagem e Expressão Gênica. Atualmente é professora Doutora da Escola de Engenharia de Lorena-Universidade de São Paulo (EEL-USP), com interesse na caracterização de genes envolvidos na biossíntese e estrutura das microfibrilas de celulose presentes na parede da célula vegetal.

PROFA. TITULAR TERESA CRISTINA BRAZIL DE PAIVA
Fone: (12) 3159 5123           E-mail: teresa@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (1999).Livre-docente pela Escola de Engenharia de Lorena, USP (2015). Atualmente é professora titular da Escola de Engenharia de Lorena – USP. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial no período de 04/2003 a 04/2005 e foi Presidente da Câmara Curricular do Curso de Engenharia Bioquímica de 10/2002 a 04/2005. Desde o ano de 2008 é Membro da Comissão de Ética Ambiental da EEL/USP. Atua como revisora de artigos em periódicos e assessora ad hoc da FAPESP, CNPq e outras instituições de fomento à pesquisa e formação de recursos humanos. Tem experiência na área de Ciência Ambiental, com ênfase em Caracterização e Tratamento de Águas Residuárias e Águas Superficiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecotoxicologia Aquática; Monitoramento de Efluentes Industriais e Águas Superficiais; Limnologia; Técnicas de Tratamento convencional e avançado de efluentes.

PROF. DR. VALDEIR ARANTES
Fone: (12) 3159 5009           E-mail: valdeir.arantes@usp.br
Curriculum Lattes
Coordenador do Curso de Engenharia Bioquímica na Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo – USP. Em 2015 Dr. Arantes foi contemplado com o Projeto Jovem Pesquisador da FAPESP (2015-2019) e em 2016 com a seleta Bolsa em Produtividade em Engenharia Química/Processo Bioquímicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , implantou e coordena o Laboratório de Bioquímica e Bioprodutos Renováveis – BBioPRO no Departamento de Biotecnologia da USP Lorena. Prof. Arantes possui gradução em Engenharia Industrial Química e Doutorado em Biotecnologia Industrial pela Universidade de São Paulo. Em 2007, foi pesquisador visitante na Purdue University e na University of Maine, ambas nos Estados Unidos. Seu pós-Doutorado (2008-2011) em tecnologias enzimáticas para Biorrefinairas foi realizado na University of British Columbia (Canadá), local onde continuou atuando até 2014 como pesquisador colaborador na área de Biorrefinaria, e também como líder da equipe de tecnologia enzimática aplicada à bioconversão de biomassa. Atualmente Dr. Arantes é vice-chefe do Departamento de Biotecnologia da EEL-USP Lorena, e atua como revisor de vários periódicos internacionais e membro do corpo editorial dos periódicos internacionais Bioethanol Journal, BioMed Research Internacional Biotechnology, e Frontiers in Bioengineering and Biotechnology and Energy Research. Dr. Arantes também já atuou como consultor para vários órgãos internacionais de fomento a pesquisa como o US Department of Agricultural Small Business Innovation Research, Kentucky Science & Engineering Foundation, Estonian Research Council, e mais recentemente para a Research Executive Agency da European Commission. Ele também ministrou dezenas de palestras, seminários, keynote talks, e plenary talks em eventos internacionais no Canadá, Estados Unidos, Chile, França, Espanha e China na área de Processos Bioquímicos aplicada à produção de bioprodutos e Biorrefinarias, além de atuar como moderador e organizador. Dr Arantes atualmente também é membro do comitê científico internacional para os eventos “Symposium on Biotechnology Applied do Lignocellulosics” – Lignobiotech (desde 2014) e “I&S WORKSHOP. Insights and strategies towards a bio-based economy”. Na área de gerenciamento de projetos, entre 2009 e 2012, atuou como coordenador de dois projetos de pesquisa multi-institucionais envolvendo instituições norte americanas (Universidade de British Columbia, Canada; Universidade de Guelph, Canada; Washington State University, EUA; Novozymes Inc., EUA). Dentre as dezenas de artigos publicados em periódicos científicos e trabalhos em anais de eventos, o artigo Cellulose Amorphogenesis está entre os mais acessados e citados de todos os tempos no periódico internacional Biotechnology for Biofuels. As linhas atuais de pesquisa incluem desenvolvimento de processos bioquímicos para produção de nanoceluloses, biocombustível de segunda geração, e produção de insumos químicos renováveis em conceito de Biorrefinaria. Para mais informações visite www.BBioPro.com.

PROF. DR. WALTER DE CARVALHO
Fone:                                    E-mail: carvalho@debiq.eel.usp.br
Curriculum Lattes
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), e mestrado (2000) e doutorado (2004) em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena. Atualmente sou professor na Escola de Engenharia de Lorena (antiga Faculdade de Engenharia Química de Lorena). Atuo nas áreas de microbiologia, bioquímica e engenharia bioquímica, com ênfase em conversão de materiais lignocelulósicos.