Site da USP
Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos Universidade de São Paulo
14/05/2014

ICONE

GRUPO DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL, MODELAGEM E NEUROCOMPUTAÇÃO ELETRÔNICA (GRUPO ICONE)

Coordenador: Prof. Dr. Emilio Del Moral Hernandez

Site:  www.lsi.usp.br/icone 

 

Linhas de Pesquisa

  • Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional
  • Redes de Neurônios Artificiais
  • Inteligência Computacional Embarcada em FPGAs e Circuitos Integrados Dedicados a Aplicações Específicas
  • Deep Learning e Redes Neurais Convolucionais para imagens, informações sonoras e Internet das Coisas
  • Inteligência Computacional para Modelagem de Sistemas Ambientais
  • Interfaces Cérebro-Computador (Brain Computer Interfaces) e Eletrônica Neuromórfica
  • Interpretação e Classificação de Sinais Biológicos
  • Sensores, Biossensores, Sistemas Multi-Sensores e Metrologia
  • Mapas Auto Organizáveis e Redes Neurais para a Categorização, o Reconhecimento de Padrões, a Regressão Linear Multivariada, a fusão de multissensores, o Agrupamento de Dados Multidimensionais e a Mineração de Dado
  • Redes Neurais com Dinâmica Rica Bifurcação e Redes Neurais Pulsadas
  • Ferramentas de Ensino em Neurocomputação Eletrônica e em Inteligência Computacional

 

Projetos

FUSP   (2015-2016)   BMW-EPUSP – Mobilidade Urbana I

FUSP   (2016-2018)   BMW-EPUSP – Mobilidade Urbana II

FAPESP           (2016-2017)   TUM-EPUSP – Mobilidade Urbana

CAPES  (2014-2017)   BRAFITEC (CentraleSupelec): POLI (coordenação)

 

Pesquisadores

  • Leandro Augusto da Silva

Leandro Augusto da Silva é formado em Engenharia da Computação, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é Professor na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também atua como Coordenador de Extensão, e professor na Pós-Graduação Strictu-Sensu do Programa da Engenharia Elétrica e Computação. Como atividades de pesquisa, tem participado em Comitê de Programas de conferências nacionais e internacionais e também prestado serviços como revisor técnico de conferências e revistas especializadas. Como linha de pesquisa, tem atuado principalmente em áreas que envolvem Ciência de Dados como: Redes Neurais Artificiais, Aprendizagem de Máquina, Mineração de Dados, Big Data e Reconhecimento de Padrões. Nessas áreas têm publicado regulamente artigos científicos nos principais congressos nacionais e internacionais, bem como em revistas especializadas. É autor principal do recém lançado livro didático sobre Mineração de Dados pela editora Elsevier. Por fim, o Prof. Leandro Augusto lidera o Laboratório e Grupo de Pesquisa Big MAAp – Big Data e Métodos Analíticos Aplicados, onde desenvolve Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com fomento de agências públicas e de empresas de diferentes segmentos do setor produtivo.

 

  • Élia Yahie Matsumoto

 

  • Julio Cesar Saldaña Pumarica

Doutorado em Engenharia Elétrica na área de concentração de Microeletrônica pela USP (2016). Mestrado en Engenharia Elétrica na área de concentração de Sistemas Eletrônicos pela USP (2010). Graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontificia Universidad Católica del Perú (1999). 12 anos de experiência em projeto de circuitos integrados. Atualmente é projetista senior de circuitos integrados analógicos na Design House da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico. Também realiza atividades de gerenciamento de projetos, definição de especificações de sistema mediante discussão com clientes, treinamento interno, elaboração de documentação interna e externa, pesquisa para novos projetos e elaboração de propostas de projetos.

 

  • Edson Caoru Kitani

Possui graduação em Tecnologia de Automação Industrial pelo Centro Universitário de Santo Andre (2003), especialização em Mecânica Fina pela Universidade São Judas Tadeu (2005). Obteve o titulo de Mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial Aplicada à Automação pelo Centro Universitário da FEI em 2007 e título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP em 2013 na área de Inteligência Computacional. Tem larga experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Industriais e Máquinas. Atualmente, é Professor Associado na Fatec Santo André na área de Eletrônica Automotiva e Mecatrônica Industrial. Trabalha em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de: Automação Industrial de Máquinas e Sistemas Eletrônicos Veiculares. Tem interesse e faz pesquisas em Visão Artificial, Reconhecimentos de Padrões, Aprendizado de Máquina e Redes Neurais Auto-Organizadas, Eletrônica Veicular, Gerenciamento Eletrônico de Motores à Combustão Interna, Veículos Autônomos e Robótica móvel.

  • Ricardo Pires

 

  • João Eduardo Kogler Junior

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Maua de Tecnologia (1978), graduação em Física Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1986), com ênfase em engenharia biomédica e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998), com pesquisa desenvolvida na divisão de processamento de imagens da Siemens Corporate Research em Princeton, Estados Unidos, em 1991-92, versando sobre estudo de modelagem de imagens em multi-resolução aplicando o grupo de renormalização a campos markovianos, com aplicações a imagens médicas. Trabalhou como cientista visitante no INRIA Sophia-Antipolis, França, em 1994, aplicando o método de análise multi-escalas via grupo de renormalização à classificação de regiões em imagens de satélite. Atualmente é pesquisador doutor da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas de visão computacional, processamento de imagens, inteligência computacional e ciência da cognição

  • Ricardo Tiosso (IPUSP)

Ricardo Tiosso Panassiol é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009-2014) e mestre em Psicologia Experimental pelo Laboratório de Psicofisiologia Sensorial da Universidade de São Paulo (2015-2017). Com experiência na área de fenômenos comportamentais, estudou os processos neuronais subjacentes ao comportamento através da investigação das bases fisiológicas da percepção visual e em especial a atividade eletrofisiológica da retina. Atua como psicólogo clínico comportamental (CRP14 07139-0) e desenvolve estudos nas áreas de Análise do Comportamento, Neurociências, Neuroengenharia e Interface cérebro-máquina.

Contato

Prof. Dr. Emilio Del Moral Hernandez

emilio.delmoral@usp.br / emilio@lsi.usp.br / www.lsi.usp.br/icone

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6003454058965078