Site da USP
Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos Universidade de São Paulo
14/05/2014

MEI – Meios Eletrônicos Interativos

Meios Eletrônicos Interativos (MEI)
Coordenador: Dr. Marcelo Knorich Zuffo
Vice-coordenadora: Dra. Roseli de Deus Lopes

Apresentação

Meios Eletrônicos Interativos – MEI é uma área do Laboratório de Sistemas Integráveis – LSI que tornou-se uma especialidade da engenharia com potencial de pesquisa, ensino e extensão. O MEI atua no desenvolvimento e inovação de tecnologia digital avançada e sistemas interativos, aprofundando as pesquisas sobre o relacionamento sensorial do ser humano e os sistemas eletrônicos de forma interdisciplinar.

Núcleo de Realidade Virtual – estuda os sistemas computacionais de alto desempenho para visualização, simulação e interação. Grande parte dos sistemas utilizados pelo núcleo foram desenvolvidos internamente, gerando uma equipe com alto conhecimento em produção e utilização das mais modernas tecnologias de realidade virtual. Dentre as principais pesquisas do núcleo, a que mais se destaca é o pioneirismo na produção de aglomerados de computadores (clusters) para a síntese de imagens gráficas de alta qualidade para ambientes imersivos. O Núcleo também abriga a Caverna Digital, uma infraestrutura importante para as pesquisas em múltiplas projeções e ambientes imersivos.

Núcleo de Tecnologias Sem Fio – A criação do núcleo foi motivada por um convênio com a Intel, através do WCN (Wireless Competence Network). Por tecnologias sem fio não entendemos apenas comunicações sem fio (wireless), mas todo tipo de aparelho na classe dos PDAs: telefones celulares, mistos de PDA e telefone celular e os próprios PDAs.

Núcleo de Criação e Conteúdo – Surgiu da necessidade de dar subsídios em design e produção para os demais projetos dos Interativos, e logo reuniu uma equipe qualificada que ganhou independência. Embora continue provendo a criação de interfaces para boa parte dos produtos da Área de Meios Eletrônicos Interativos desenvolve, paralelamente, projetos autônomos nas áreas de Arquitetura, Artemídia e cinema em 3D.

Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento – O núcleo surgiu dos esforços da Área de Meios Eletrônicos Interativos em reunir projetos que somassem Engenharia e Pedagogia, desenvolvendo ferramentas que se utilizam da Realidade Virtual interativa. Os projetos desenvolvidos pela equipe envolvem assessoria, consultoria, pesquisa, desenvolvimento, integração e avaliação de Soluções com foco na Engenharia de Usabilidade.

Núcleo de Engenharia de Mídias – O núcleo surgiu em 1997 e atua em diversas linhas de pesquisa e desenvolvimentos em tecnologias multimídia. Suas pesquisas colaboram com a inovação no domínio do ciclo tecnológico completo, do projeto à implementação de sistemas multimídia: hardware e software. Seu objetivo é pesquisar novos conceitos e viabilizar novos sistemas e arquiteturas para a produção, codificação, transporte e exibição de mídias digitais (áudio, vídeo, imagens e metadados).

Núcleo de Telemedicina – O Núcleo foi fundado em 2001 a partir do “Projeto Rondônia”, uma pesquisa que se viu diante do desafio de desenvolver um sistema de Vídeo Conferência interligando médicos de duas regiões equidistantes do Brasil, levando em conta as imensas diferenças e peculiaridades das duas regiões. O sistema possibilitava o diagnóstico e busca por uma segunda opinião médica para casos de oncologia pediátrica entre São Paulo (SP) e Porto Velho (RO). Foi o primeiro passo para que se começasse a discutir Telemedicina no país.

Linhas de pesquisa

  • Realidade Virtual
  • Telemedicina
  • Ensino na engenharia

 

Projetos

(título, pequena descrição, duração, linhas de pesquisa, agencia financiadora?)

  • Onconet
    Portal de Telemedicina para auxílio e equalização de protocolos de tratamento de câncer infantil. Realizado em parceria com o Itaci e mais 10 hospitais oncológicos do Brasil.
    Período: 2002-2011.
    Linhas de pesquisa: Registro de câncer, big data, cloud computing;
  • Simulador Marina do Brasil
    Projeto de desenvolvimento de um simulador naval para a Marinha do Brasil.
    Período: 2010-2014
    Linhas de pesquisa: Computação gráfica, simuladores, estereoscopia;

Contato

Dr. Marcelo Knorich Zuffo
mkzuffo@usp.br

 

Multimídia

(fotos, vídeos)