PROGRAMANDO EM C/C++

24 de julho de 2020

A linguagem de programação tem como objetivo transformar um algoritmo em um programa que roda em um computador. O Algoritmo nada mais é do que uma sequência de comandos estruturados com o objetivo de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas bem definidas.

Hoje existem várias linguagens de programação e, dentre elas, podem ser citado o pascal, basic, Fortran, pyhton, C, C++, visual basic (basic), delphi (pascal), todas essas linguagens são ditas linguagens de alto nível e permitem aos analistas e programadores implementarem os seus códigos. Na programação no Arduino, isso não é diferente, tem-se a interação de um ambiente de programação (IDE), com o hardware, no qual uma sequência de comandos será executada com objetivos bem definidos e claros, como exemplo, controlar o acendimento de um led, a coleta de temperatura e umidade, por meio dos sensores.

Quando implementa-se um código para que ele possa executar uma tarefa, deve-se ter em mente um conceito muito simples, idealizado pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy  (1950), que definiu Sistema como sendo “um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função” (REZENDE; ABREU, 2013) (FIGURA 2).

Figura 1 – Conceito de Sistemas

 

Fonte: Adaptado de Rezende e Abreu (2013).

 

Esse conceito em computação auxilia na implementação de muitos programas, uma vez que fica claro como ocorre todo o fluxo de processamento dos dados, independentemente da linha de análise utilizado pelo analista ou programador.

Em síntese, todo programa inicia com os dados de entrada, ou seja, as variáveis que irão alimentar o sistema, o processamento nada mais é, do que um modelo matemático, ou um conjunto de if e for estruturados, simulando uma equação matemática. E, como consequência de um processamento têm-se a saídas ou os resultados da equação.

Com essa definição compreendida a construção de um programa fica mais fácil, dependendo do tipo de programa que se queira construir. Como ressalva, para um analista se formar, são necessários cinco anos de estudos nessa área.

Serão apresentados  os principais conceitos de programação, de maneira simples e descomplicada, e, aqui, não há a presunção de formar nenhum programador profissional, mas sim, de introduzir os conceitos e comandos básicos que permitirão a todos compreender os comandos que serão utilizados durante as atividades que serão implementadas com o Arduino neste livro de introdução.