Bem-vindo

A Ouvidoria Geral da Universidade de São Paulo é uma instância informal, neutra e independente à qual membros da comunidade uspiana e cidadãos em geral que não se considerarem atendidos de forma satisfatória pelos canais usuais, podem recorrer para fazer sugestões, reclamações e denúncias  relativas às atividades e funções da Universidade.

Nossa função é ouvir, localizar informações pertinentes e ajudar a compreensão dos problemas e buscar soluções possíveis visando a melhoria dos serviços, correção de erros, desvios e abusos, proteção do direito à informação, das prerrogativas de professores, estudantes e funcionários e do patrimônio físico e cultural da universidade. Nosso objetivo maior é contribuir para a existência de um ambiente físico e social harmonioso, que favoreça o trabalho e a convivência na Universidade.

A Ouvidoria Geral atua como mediadora de conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas, e facilitadora do entendimento entre as partes envolvidas. Sua regra básica é o respeito à confiança nela depositada pelos usuários.

O registro de uma manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e/ou elogio) deve vir sempre por escrito, com identificação do remetente, cujo sigilo será garantido se assim for solicitado. Para registar uma manifestação clique aqui.

Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize o canal  Fale com a USP.

Para ter acesso a documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, utilize o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).