FacebookTwitterInstagram

Histórico

O programa de ensino do Curso de Pós-Graduação em Clinica Veterinária, em nível de Mestrado e Doutorado foi estruturado consoante a legislação especifica, em vigor; seguindo, portanto as normas estabelecidas pelo Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Procurou-se, também, obedecer aos preceitos emanados dos Colegiados da Universidade de São Paulo e seus representantes, que afirmam ser necessário, à mais antiga e ilustre Universidade do Brasil, manter cursos de todos os níveis, nas várias áreas do conhecimento humano. Inicialmente, no período 1982- 1989, o Departamento de Clinica Medica, desta Unidade de Ensino Superior manteve um curso de pós-graduação, em nível de mestrado, sobre PATOLOGIA BOVINA, considerado uma opção do Curso de Patologia Experimental e Comparada. Na oportunidade a associação dos cursos era compreensível, pois ambos eram ministrados no mesmo setor da Faculdade de Veterinária, isto é, no antigo Departamento de Patologia e Clinica Médicas.

A disparidade de atividades deste tradicional Departamento, criado após a Reforma Universitária de 1969, obrigou sua divisão, para que as partes resultantes obedecessem, adequadamente, aos Estatutos da Universidade de São Paulo. A Unidade, mencionada nas normas, foi alcançada no Departamento de Clinica Medica, que desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e de extensão, apenas na área de Clinica Médica Veterinária.

A subdivisão do Departamento original foi oportuna e trouxe reais benefícios nos vários setores de atuação acadêmica, todavia, entendeu-se que seria prematura a desvinculação da opção PATOLOGIA BOVINA do Curso de Patologia Experimental e Comparada, sem uma real comprovação de sua eficiência. Isto e apresentado em auto-avaliação anexada à este expediente.

O atual Departamento de Clinica Médica viu-se obrigado a recorrer aos estudos de pós-graduação para completar a formação de Veterinários dedicados ao campo abrangente da Patologia e Clinica das Doenças dos Animais Domésticos. Seu objetivo principal era a formação de profissionais altamente diferenciados, que possam contribuir para o desenvolvimento da docência e pesquisa, nas áreas de atuação do Departamento de Clinica Médica: a Buiatria, a Clinica dos Animais Monogástricos e a Doenças Nutricionais e Metabólicas dos Animais Domésticos.

O programa de pós-graduação em PATOLOGIA BOVINA (em nível de Mestrado) ora substituído pelo de Clinica Veterinária (em nível de Mestrado e Doutorado), está estruturado de forma a permitir a integralização dos créditos em atividades pré-determinadas de disciplinas avançadas, tanto na área de concentração (Semiologia e Patologia Médica das Doenças dos Animais Domésticos), quanto em áreas complementares, permitindo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais do nível desejado.

As disciplinas da área de concentração analisarão de forma objetiva e critica as causas que produzem alterações orgânicas; contribuirão para a elucidação da patogenia das enfermidades orgânicas e/ou infecciosas dos animais domésticos e estudarão as manifestações clinicas observáveis nos animais enfermos, estabelecendo normas semitécnicas e de clinica propedêutica.

Objetiva-se, ainda fornecer subsídios para a solução das doenças dos animais, em nível individual, pois entende-se que medidas e pidemiológicas, principalmente, para as zoonoses, só poderão ser adequadamente aplicadas, a partir de um diagnostico irrefutável.