Alfredo Pereira de Queiroz Filho

Currículo completo e outras informações em: Plataforma Lattes e MyCitation Google Scholar.

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo

Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo

Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Paris, França

Áreas de interesse:  cartografia e geoprocessamento

Principais projetos:

Autônomos celulares e assentamentos precários – 2016/em andamento. Coordenador: Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Integrantes: Ailton Luchiari, Pedro Bueno Rocha Campos, Agnes Silva de Araújo.

Análise espacial nas pesquisas acadêmicas do Estado de São Paulo: fundamentos teóricos, metodologias e citações no período de 1996 a 2015 – 2015/em andamento.

Assentamentos precários e favelas: abordagem das transformações espaço temporais – 2015/em andamento.

Projetos em colaboração:

Políticas públicas e impactos regionais e locais das mudanças climáticas sobre áreas frágeis – 2010/14. Coordenado pela Drª  Neli de Mello Thery (USP).

Eurobroadmap: visões da Europa – 2009/11. Coordenado pela Drª  Neli de Mello Thery (USP).

Publicações mais recentes:

FAGUNDES, M. G. ; QUEIROZ FILHO, A.P. A variação de escala nas metodologias de fragilidade e vulnerabilidade na bacia hidrográfica do Rio Jundiaí, SP. Boletim Goiano de Geografia (Online), v. 34, p. 585-605, 2015.

SUNAGAWA, W. K. ; QUEIROZ FILHO, A.P. Sobre as relações entre Cartografia, Arte e Design. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 67, p. 112-122, 2015.

QUEIROZ FILHO, A.P. As definições de assentamentos precários e favelas e suas implicações nos dados populacionais: abordagem da análise de conteúdo. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 7, p. 340-353, 2015.

SHOEGIMA, T.F.; QUEIROZ FILHO, A.P. Noise pollution: case study of traffic on subprefeitura of Pinheiros – São Paulo. Confins (Paris), v. 21, p. 1, 2014.

MACHADO, C.; QUEIROZ FILHO, A.P. Trajeto de menor custo ambiental no Trecho Leste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. Revista da ANPEGE, v. 10, p. 7-27, 2014.

QUEIROZ FILHO, A.P.. Visão de mundo dos estudantes brasileiros. In: MELLO-THÉRY, N.A.; THÉRY, H.. (Org.). Visões da Europa: representações e discursos. 1ed. São Paulo: Annablume, 2013, v. , p. 203-215.

QUEIROZ FILHO, A.P.; GIANNOTTI, M.A. Mapas na WEB. Revista do Departamento de Geografia (USP), p. 171-189, 2012.

NAKAMURA, E.T.; QUEIROZ FILHO, A.P. Infraestrutura de dados espaciais: exemplo do Parque Estadual de Intervales – SP. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 64, p. 723-735, 2012.

QUEIROZ FILHO, A.P. Stratégies pour un vol virtuel : exemple de paysages brésiliens. Estratégias para o voo virtual: exemplo de paisagens brasileiras. Strategies for a virtual flight: the example of Brazilian landscapes. Confins (Paris), p. 4, 2011.

QUEIROZ FILHO, A.P.; BIASI, M. Técnicas de Cartografia. In: VENTURI, L.A.B. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011, v. , p. 171-202.

QUEIROZ FILHO, A.P. Sobre as origens da favela. Mercator (Fortaleza. Online), v. 10, p. 33-48, 2011.

RODRIGUES, M.;CUGNASCA, C.E.; QUEIROZ FILHO, A.P. Rastreamento de veículos. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. v. 1. 124p .

QUEIROZ FILHO, A.P.; RODRIGUES, M. Uma nova geração de Atlas? Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 32, p. 181-198, 2007.

QUEIROZ FILHO, A.P.; MARTINELLI, M. Cartografia de análise e de síntese na Geografia. Boletim Paulista de Geografia, v. 87, p. 7-43, 2007.

QUEIROZ FILHO, A.P.; RODRIGUES, M. A arte de voar em mundos virtuais. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2007. v. 1. 162p .

QUEIROZ FILHO, A.P. Mapas virtuais?. In: Lemos, A.I.G.; Ross, J.L.S.;Luchiari, A.. (Org.). América Latina: sociedade e meio ambiente. São Paulo: Clacso Livros, 2008, v. , p. 227-241.