Célia Regina de Gouveia Souza

Currículo completo e outras informações em: Plataforma Lattes, MyResearcherId, MyCitation Google Scholar e Biblioteca Virtual da FAPESP.

Bacharel em Geologia pela Universidade de São Paulo Mestre em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo Doutora em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo Áreas de interesse:

Dinâmica Costeira e Riscos Costeiros; Quaternário Costeiro; Mudanças Climáticas; Biogeografia de Áreas Costeiras; Gestão Costeira

Principais projetos:

Programa de Monitoramento da Erosão Costeira no Estado de São Paulo. IG-SMA (proc. n° 8923/10).

Metropole Belmont: An integrated framework to analyze local decision making and adaptive capacity large-scale environmental change: Community case studies in Brazil, UK and the US. FAPESP (proc. n° 2012/51876-0).

Aplicação de geotecnologias na orientação do uso da terra com base nos impactos das mudanças climáticas globais: sub-bacias hidrográficas litorâneas do Estado de SP e do estado do Rio de Janeiro (FAPESP/FAPERJ) – 2011/14. Desenvolvido com Auxílio à Pesquisa Regular da FAPESP (11/50219-3).

Biogeografia de costões rochosos de Ubatuba, Litoral Norte do estado de São Paulo – 2011/14. Desenvolvido com Auxílio à Pesquisa Regular da FAPESP (10/18292-0).

Publicações mais recentes:

SOUZA, C.R.G. Morphological and granulometric variability and sedimentary budget of a beach in rotation. Quaternary and Environmental Geosciences 2015, v.6 (1), p.1-19.

SOUZA, C.R.G. The Bertioga Coastal Plain: An Example of Morphotectonic Evolution. In: VIEIRA, B.C.; SALGADO, A.A.R. and SANTOS, L.J.C. (Org.). Landscapes and landforms of Brazil. Series World Geomorphological Landscapes. 1ªed.: Springer Netherlands, 2015, v. , p. 115-134.

WINGE, M.; SCHOBBENHAUS, C.; SOUZA, C.R.G.; FERNANDES, A.C.S.; BERBERT-BORN, M.; SALLUN FILHO, W.; QUEIROZ, E.T. (Org.) . Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil – Volume III. 1ª. ed. Brasília: CPRM, 2013. v. 3. 332p .

SOUZA, C.R.G.; SOUZA, A.P.; FERREIRA, R.S. Monitoramento Praial antes e durante as obras de dragagem do Porto de Santos, São Paulo (Brasil). I Congreso Iberoamericano de Gestión Integrada de Áreas Litorales. 1ed . Cádiz: Grupo de Investigación Gestión Integrada de Áreas Litorales, Universidade de Cádiz, 2012, v. 13, p. 802-812.

SOUZA, C.R.G.; XAVIER, F. Carta de Potencial de Uso de Produtos Vegetais para o Manejo em Florestas do Litoral Norte do Estado de São Paulo. In: Grupo de Investigación Gestión Integrada de Áreas Litorales, Universidade de Cádiz. (Org.). I Congreso Iberoamericano de Gestión Integrada de Áreas Litorales. 1ed.Cádiz: , 2012, v. 1, p. 1084-1095.

VILANO, W.F.; SOUZA, C.R.G.; MELO, R.R. Influência de Intervenções Antrópicas na Zonação Biológica de Costões Rochosos em Ubatuba (São Paulo, Brasil). In: Grupo de Investigación Gestión Integrada de Áreas Litorales, Universidade de Cádiz. (Org.). I Congreso Iberoamericano de Gestión Integrada de Áreas Litorales. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 725-732.

BARBOSA, F. de O.; PRADO, R.L.; SOBREIRA, M.C.A.; SAMOES, R.D.; SOUZA, C.R.G. Seismic investigation in the Bertioga coastal plain, Brazil. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso), v. 30, p. 159, 2012.

PINTO SOBRINHO, F. de A.; SOUZA, C.R.G. Composição florística e estrutura do componente arbóreo de uma Floresta Paludosa na planície costeira da bacia do rio Itaguaré, Bertioga, SP, Brasil. Revista do Instituto Florestal, v. 24, p. 51-66, 2012.

SOUZA, C.R.G.Praias arenosas oceânicas do estado de São Paulo (Brasil): síntese dos conhecimentos sobre morfodinâmica, sedimentologia, transporte costeiro e erosão costeira. Revista do Departamento de Geografia (USP), v. 2012, p. 307-371, 2012.

COELHO, M.R.; MARTINS, V.M.; TORRADO, P.V.; SOUZA, C.R.G.; PEREZ, X.L.O.; VÁZQUEZ, F.M. Relação solo-relevo-substrato geológico nas restingas da planície costeira do estado de São Paulo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 34, p. 833-846, 2011.

PINTO SOBRINHO, F. de A.; SOUZA, C.R.G.; BADEL-MOGOLLÓN, J.E. de J. Análise estrutural de florestas de restinga associadas a depósitos marinhos Pleistocênicos e Holocênicos na Bacia do rio Itaguaré, Bertioga (SP). Revista do Instituto Geológico, v. 32, p. 27-40, 2011.

SOUZA, C.R.G.; LUNA, G.C. Variação da linha de costa e balanço sedimentar de longo período em praias sob risco muito alto de erosão no município de Caraguatatuba (Litoral Norte de São Paulo, Brasil). Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 10, p. 179-199, 2010.

SOUZA, C.R.G. Flood Risk Assessment in Coastal Drainage Basins through a Multivariate Analysis within a GIS-Based Model. Journal of Coastal Research, v. SI 56, p. 900-904, 2009.

SOUZA, C.R.G. A Erosão Costeira e os Desafios da Gestão Costeira no Brasil. Gerenciamento Costeiro Integrado, v. 9, p. 17-37, 2009.

SOUZA, C.R.G.; MOREIRA, M.G.; LOPES, E.A. Coastal plain and low-medium slope sub-biomes: a new approach based on studies developed in Bertioga (SP). Brazilian Journal of Ecology (Impresso), v. 1/2, p. 1-13, 2009.

SOUZA, C.R.G.; LUNA, G.C. Taxas de retrogradação e balanço sedimentar em praias sob risco muito alto de erosão no município de Ubatuba (Litoral Norte de São Paulo). Quaternary and Environmental Geosciences, v. 1, p. 25-41, 2009.