Notícias do Convênio PROCAD/CAPES – USP, UFG e UFSM

Nevoeiro registrado durante os trabalhos de campo no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em julho de 2017. Foto: Jakeline Baratto.

O convênio PROCAD/CAPES (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica), baseado no Edital 071/2013, tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar a graduada, e também a mobilidade docente e discente. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição Coordenadora e a Universidade Federal de Santa (UFSM) e a Universidade Federal de Goiás – UFG (Jataí) são as instituições associadas.

O tema central do Convênio, “Análise integrada de bacias hidrográficas: es

Instalação da estação meteorológica na beira do Cânion Itaimbezinho. Foto: Jakeline Baratto.

tudos comparativos com distintos usos e ocupação do solo”, tem o propósito de avançar sobre a análise de bacias hidrográficas e integridade ambiental de sistemas aquáticos, terrestres e climáticos, em bacias selecionadas do interior dos estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. Desde 2015, o projeto tem buscado uma análise multitemporal dos usos e ocupação do solo associando as alterações da qualidade e quantidade de água produzida nesses ambientes com os processos e alterações das últimas décadas.

Os trabalhos de campo nas bacias selecionadas têm subsidiado diversos projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. As reuniões em formato de workshops para apresentação de resultados têm ocorrido anualmente para fomentar a discussão dos resultados e integração das equipes. O primeiro workshop do Convênio aconteceu em Santa Maria, RS, em setembro de 2016 e o segundo em Jataí, GO, em dezembro de 2017. O workshop de 2018 está previsto para setembro, na Universidade de São Paulo.

Instalação dos coletores de nevoeiro na beira do Cânion do Itaimbezinho. Foto: Cássio Arthur Wollmann.

O programa de atividades do Convênio pressupõe o intercâmbio de alunos de Iniciação Científica, Mestrandos e Doutorandos, assim como a possibilidade de realização de estágio pós-doutoral junto às instituições participantes do projeto, contando, inclusive, com duas bolsas de pós-doutorado aprovadas para 2017 e mais duas para 2018. O recurso aprovado totaliza R$ 699.000,00 divididos em quatro anos. O Convênio tem finalização prevista para 2020.

Trabalho de campo realizado pela Equipe PROCAD ao Parque Nacional das Emas, em Goiás, em dezembro de 2017. Foto: Guia Joel – Partiu Aventura.