Site da USP
Fale conoscoFacebook

Egressos

O PPGF desempenhou um esforço importante para a coleta de dados dos alunos egressos do Programa. O rastreamento dos egressos envolve uma série de ações e coleta de dados a partir de diversas fontes. Utilizamos a elaboração de questionários e formulários online, o Sistema Janus para buscar os e-mails dos egressos mais recentes. Uma limitação do Sistema Janus é a inclusão das teses apenas a partir de 1976. O nosso Programa teve a primeira tese defendida em 1944. Assim, fizemos uma busca no site da FFLCH. A partir dos nomes dos egressos, fizemos uma busca nome a nome no Google para a identificação de suas atividades posteriores. Muitos egressos que se titularam antes de 1976 foram docentes da Universidade de São Paulo e de outras Universidades e foram facilmente encontrados no site de busca. Todos os outros egressos que não responderam ao nosso questionário foram consultados na Plataforma de busca de currículos Lattes.

De acordo com as informações do sistema e da busca de teses antigas no site da FFLCH, foram 707 títulos obtidos por 582 indivíduos até a data de hoje (08/06/2017). Isso ocorre devido ao fato de um mesmo indivíduo poder ter obtido dois títulos, o de Mestre e o de Doutor. Deste total, conseguimos rastrear 72,3% (421) dos titulados: 15,7% (66) responderam ao formulário e 84,3% (355) foram encontrados com dados atualizados na Plataforma do Currículo Lattes. Sendo assim, tivemos perda de 27,7% (161) dos titulados.

Dada à atuação nucleadora do PPGF, os nossos egressos atuam como docentes em Universidades públicas e privadas em todas as Unidades da Federação (60,3%%), como técnicos especialistas (15,2%), professores do Ensino Médio (10,7%), pesquisadores em Institutos de Pesquisa do Governo (8,8%), encontram-se continuando os estudos como Doutorandos (3,1%), autônomos (0,7%), realizando Pós-Doutorado (0,2%), em outras áreas (0,5%) ou não trabalham (0,5%).

A melhor forma de se avaliar a pós-graduação é pela inserção de seus egressos nas atividades da área de formação. Para facilitar tal avaliação e promover a aproximação com o Programa e os novos discentes, temos desenvolvido atividades como workshops e seções Conversando com os Egressos Profissionais.