FacebookTwitter

Laboratório de Bioprocessos e Produtos Sustentáveis (LBios)

O Laboratório de Bioprocessos e Produtos Sustentáveis (LBIOS) do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena é coordenado pelo Prof. Titular Dr. Silvio Silvério da Silva.

Nas instalações do LBIOS são realizados estudos de pré-tratamento e aproveitamento integral das diferentes frações da biomassa vegetal (subprodutos agrícolas) e sua conversão em diversos bioprodutos (Bio Based Products), incluindo biocombustíveis (bioetanol), enzimas, bioligantes para pavimentação, biossurfactantes, inoculantes agrícolas, biopigmentos, biopolímeros, xilitol e leveduras enriquecidas com minerais. Os estudos abrangem conhecimentos microbiológicos, bioquímicos e químicos para o desenvolvimento de processos fermentativos, caracterização físico-química e aplicações desses bioprodutos nos diferentes segmentos industriais como nas áreas de alimentos, farmacêutica, biomédica, agrícola, construção civil, ambiental e química renovável.  Os bioprocessos em desenvolvimento no LBIOS visam atender a demanda da sociedade para uma economia circular e sustentável.

Nessa temática, o LBIOS conta com uma experiência consolidada de mais de 25 anos,  onde foram desenvolvidos mais de 103 trabalhos de pesquisa dentre 30 dissertações de Mestrado, 24 Teses de Doutorado, 80 trabalhos de Iniciação Cientifica, 22 projetos de pesquisa financiados, com 2 grandes projetos sendo um na categoria projeto Temático dentro do programa BIOEN da FAPESP envolvendo a USP, UFJF, UFMG e UNESP e duas instituições internacionais e outros projetos dentro da Cooperação Internacional envolvendo a EEL-USP e a Colorado State University (EUA) financiado pelo CNPq/ NSF (EUA), e a University of Ontario Institute of Technology (Canadá), financiados pela FAPESP/UOIT, Canadá e a Universidad Autonoma de Coahuila, México, e o National Institute of Technology Durgapur (NITDGP), Índia, nas áreas de Microbiologia Aplicada, Engenharia Bioquímica e aproveitamento de subprodutos.

O LBIOS apresenta destacada colaboração internacional onde já recebeu até o momento mais de 35 pesquisadores visitantes de diferentes países da América, Europa e Ásia.

O LBIOS possui infraestrutura adequada ao aproveitamento de biomassa vegetal em bioprocessos, com suportes necessários para ensaios microbiológicos e equipamentos de pequeno e médio porte para realização de projetos de pesquisa em Biotecnologia Industrial. Alguns dos principais equipamentos disponíveis incluem: reator de tanque agitado para hidrólise de biomassas vegetais, concentrador com capacidade de 70 L, biorreatores de tanque agitado (0,3 – 5 L), biorreatores de colunas para fermentações com células imobilizadas, cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC), viscosímetro, colorímetro, liofilizador, tensiômetro, sonda de ultrassom e espectrofluorímetro.

Esquema simplificado das linhas de pesquisa do LBIOS

Imagens:

(Clique nas imagens para ampliá-las)

Principais patentes depositadas e concedidas pelo LBIOS

1. SILVA, S.S.; ABBAS, A. Número do registro: 4410028, título: “Verfahren Zur Herstellung Von Xylit Aus D-Xylose”, Concedida: 23/03/1994. Alemanha.
  2. SILVA, S. S.; NAPOLES, A. I.; MANCILHA, I.M.; CEPERO, I.; FELIPE, M.G.A.; VILLA, P.; GONZALES, M.; MANGANELLY, E. Número do registro: 22698, título: “Patente concedida”. Concedida: 25/06/2001. Cuba.
  3. SILVA, S.S.; MARCELINO, P.R.; BRUMANO, L. Número do registro: BR1020140319654, título: “Processo de produção de biossurfactantes a partir de uma biomassa”. Depósito: 19/12/2014. Brasil.
  4. SILVA, S.S.; MARTINIANO, S.E.; PHILIPPINI, R.R. Número do registro: BR1020160249023, título: “Processo de produção de leveduras enriquecidas com selênio a partir de resíduos vegetais”. Depósito: 25/10/2016. Brasil.
  5. SILVA, S.S.; CANILHA, L. FELIPE, M.G.A. Número de registro: BR1020160292867, título “Processo de Obtenção de Etanol a partir do Hidrolisado Hemicelulósico do Bagaço de Cana-de-Açúcar” Depósito: 14/12/2016. Brasil.
  6. SANTOS, J.C.; SILVA, S.S.; MENEGATTI, C.R.; TERAN-HILARES. Número de registro: BR1020170107345, título “Processo para a produção de pululana isenta de pigmento melanina por A. pullulans em processos fermentativos auxiliados por luz visível, pululana isenta de pigmento melanina, e usos da mesma. Depósito: 23/05/2017. Brasil.