Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Produções

E-book

Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica

Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin-Franchi, Glaucia Maria da Silva Degrève, Noeli Prestes Padilha Rivas

Descrição: A formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autónomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projectos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional. O professor é a pessoa. E uma parte importante da pessoa é o professor (…). Urge por isso (re)encontrar espaços de interacção entre as dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se dos seus processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro das suas histórias de vida. A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal.

Clique aqui para acessar


E-book

Ensinar História: currículo, práticas e sujeitos históricos

Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, Sérgio C. Fonseca

Descrição: A proposta de organizar uma coletânea sobre o ensino de História nos dias atuais está longe de ser uma escolha ocasional ou uma mera preferência epistemológica no amplo e complexo campo da educação brasileira. O conteúdo desse livro que organizamos — e que reúne as reflexões, experiências e propostas de pesquisadoras e pesquisadores, formadoras e formadores de professores e professoras e professores de História na Educação Básica — não poderia ser escrito em momento mais oportuno. Enquanto escrevemos essas linhas a educação brasileira dá mostras de estar passando por um dos mais delicados momentos de sua História. Por isso, um dos objetivos do projeto que resultou no livro ENSINAR HISTÓRIA: CURRÍCULO, PRÁTICAS E SUJEITOS HISTÓRICOS é propor reflexões que possam contribuir não só com o ensino de História, mas também com sugestões que colaborem para estabelecer um caminho em favor da educação brasileira por meio da prática da educação historiográfica(…).

Clique aqui para acessar