19 de outubro, quarta-feira

CREDENCIAMENTO:  O mesmo será realizado no prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Atenção: Os Seminários de Pesquisa do período matutino ocorrerão no prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais enquanto os Seminários do período vespertino ocorrerão no prédio de Letras. Ambos pertencem a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, campus Cidade Universitária.

Clique no link para ter acesso ao resumo das salas dos Minicursos e Seminários de Pesquisa de quarta-feira (19/10):SALAS 19 DE OUTUBRO

8:00 às 9:30 horas- Minicursos

Clique no título do Minicurso para ter acesso ao resumo.

Minicurso 1 – A dinâmica brasileira na Bacia do Prata: da aproximação nos tempos de Vargas ao Mercosul atual (1930-2016) – Prof. Dr. Luiz Eduardo Pinto Barros (UNESP/Franca).
Local: Sala 109 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 2- Língua Guarani: única e diversa- Mário Ramão Villalva Filho (Universidade Federal da Integração Latino-americana – Foz do Iguaçu-PR).

Local: Sala 12 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 3 – Refúgio na América Latina: uma análise dos fluxos e da proteção aos refugiados na região –  Helisane Mahlke (USP).
Local: Sala 113 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 4- Tempo de autonomias: as lutas indígenas no México e na América LatinaLucas da Costa Maciel (USP).
Local: Sala 108 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 5- Métodos comparativos no estudo das práticas culturais latino-americanas –José de Souza Muniz Jr (USP).
Local: Sala 110 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 9 – A questão agrária na América Latina:  da revolução cubana à internacionalização da luta camponesa no século XXI – Joana Salém Vasconcelos, doutorando em História econômica na USP; Deni Ireneu Alfaro Rubbo, doutorando em sociologia na USP.
Local: Sala 100 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 11 – Mulheres, política e feminismos na América do Sul  (Argentina, Brasil e Chile) – Profas. Dra. Patricia del Carmen Muñoz Cabrera; Dra. Patricia Duarte Rangel.
Local: Sala 106B do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Minicurso 12 – Situação do negro na América Latina – Profs. Drs. Dilma de Melo Silva, Leon Padial e Camila Antunes.
Local: Sala 105 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

9:30 às 13:00 horas: Seminários de Pesquisa

Seminário de Pesquisa 1- Lutas Sociais e Emancipação na América Latina

Coordenação
Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi (PROLAM-EACH/USP).
Fábio Luis Barbosa dos Santos (UNIFESP).
Local: Sala 100 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 1
1 – Valéria Graziano (EACH) – Estado, Identidades e Diferença Indígena na América Latina: (re)construções identitárias no contexto da criação do Estado Plurinacional da Bolívia.
2 – Pabel C. López Flores (Scuola Normale Superiore (Italia) ; CIDES-UMSA (Bolivia)) Descolonización o neo-colonización del territorio en la región: Disputa por la plurinacionalidad y el Vivir Bien en Bolivia.
3 – Jéssica Girão Florêncio (UFABC) – A mobilização transnacional indígena na Bacia Amazônica e a promoção da justiça ambiental na região.
4 – Claudia Milena Quijano Mejía; Lady Alexandra Durán Oliveros (Universidad Industrial de Santander; COLCIENCIAS) – Resistencia organizada y defensa del territorio en Colombia: el caso de Guamocó.
5- Alexander Hilsenbeck Filho (CASPER LÍBERO) – Eleição, movimentos sociais e (não) participação: análise introdutória do caso zapatista no México e sem terra no Brasil.
6- Júlia Melo Azevedo Cruz (UFMG) – O repertório de confronto do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).

Seminário de Pesquisa 5- Política externa e Relações Internacionais da América Latina

Coordenação
Vitor Stuart de Pieri (Geografia – UNICAMP)
Fabiana Oliveira (PROLAM/ USP)
Local: Sala 08 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 3 – Política Externa, Defesa e Segurança Internacional
1 – Marcos Antônio Fávaro Martins (PROLAM/USP) – Sobre a Geopolítica de Segundo Storni: Raízes Epistemológicas do seu Pensamento e Percepção da Política Sul-Americana.
2 – Matheus de Oliveira Pereira (PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)) – A efetivação do controle e os limites da condução: a política de defesa da Argentina na gestão Nilda Garré (2005-2010).
3 – Paulo Inacio Jr. (Geografia Humana/FFLCH – USP) – Hidropolítica no Tratado de Itaipu: a geopolítica do Brasil na renegociação de 2009.
4 – Lívia Peres Milani (San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC/SP) – Entre o nacional e o regional: a cooperaçãoo sul-americana e os governos brasileiro e argentino (2003-2010).
5- Gabriel Graziottin (UFRGS) – As Estratégias das relações EUA-Colômbia e desdobramentos para a correlação de forças sul-americanas.
6 – Leandro Fernandes Sampaio Santos (San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC/SP)) – A Inserção do tráfico de drogas na agenda de Segurança Da Comunidade Andina de Nações.
7 – João Víctor Martins Saraiva (PUC-MG; UFMG) – Entre a cultura e a proibição: a formação do Regime Internacional de Combate ao Narcotráfico na América Latina.

Seminário de Pesquisa 9- Identidades e Representações na América Latina

Coordenação
Renato Braz Oliveira de Seixas (PROLAM-EACH/USP)
Local: Sala 105 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 1
1 – Luz García Neira (FAU/USP; Universidade Anhembi-Morumbi) – Invisibilidade ou miragem? O Brasil e a moda.
2 – Renata Baldin Maciel (UFSM) – Aspectos multiformes do significante américa latina.
3 – Yanna Karlla H. G. Cunha (FURG) – Processos Identitários em Macunaíma e Concierto Barroco: Confluências E Divergências.
4 – Quezia Brandão (Usp) – A Idade Da Terra: Identidade E Cultura Na América Latina De Glauber Rocha.
5 – Natália Iglésias da Silva Scheid (UFMG; CAPES) – O cinema cubano, o Estado e as representações femininas nas décadas de 1970 e 1980.
6 – Carla Francisca Fatio (PROLAM/USP) – I Bienal Latino-Americana de 1978: pelo viés do Pensamento Crítico De Juan Acha.
7 – Amanda Saba Ruggiero (UNIP; FAU/USP) – Diálogos e hiatos entre América Latina e a arte latino-americana.

Seminário de Pesquisa 11 – História, literatura e sociedade na América Latina

Coordenação
Horacio Gutiérrez (USP)
Laura Janina Hosiasson (USP)
Local: Sala 12 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 3 – Processos Históricos na Literatura Contemporânea
1 – Roberta Maria da Silva Muniz (UFPE) – América Latina nas narrativas de Eduardo Galeano: (re)visões de história, ficção e identidade.
2 – Leonardo Guedes Marrero & Alejandra Torres Torres 9 UdelaR) – El proyecto editorial de Aquí Poesía en el contexto latinoamericano de los 60’: poesía y canto popular.
3 – Alfredo Bronzato da Costa Cruz (PPGH/UERJ) – Jorge Luis Borges e a antiguidade cristã: literatura e vanguarda historiográfica em dois de seus contos.
4 – Beatriz de Moraes Vieira & Cairo de Souza Barbosa (UERJ) – ‘Veredas que se bifurcam’: tempo, consciência e perplexidade na América Latina pós-1945.
5 – Jáder Muniz (USP) – A utopia de Arturo Belano.
6 – Thays Keylla de Albuquerque (UEPB; PPGL/UFPE) – Memórias da violência: uma análise de narrativas do eu na literatura contemporânea latino-americana.
7 – Eduardo Felippe – Nostalgia do futuro: ficção histórica e experiência do tempo em Ricardo Piglia e Alejandro Zambra.

Seminário de Pesquisa 12 – Arte e Cultura da América Latina

Coordenação
Simone Rocha de Abreu (PROLAM/USP)
Adriana Gianvecchio (FAU/USP)
Iara Machado (PROLAM/USP)
Local: Sala 109 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 1
1 – Eduardo Junio Santos Moura (FaE-UFMG e Unimontes) – A América Latina Existe! Notas para pensar Ad Ecolonialidade e a Desobediência Docente em Artes Visuais.
2 – Iara Machado (PROLAM/USP) – Arte e Estética descolonial na América Latina: Bolívia, Equador, Chile.
3 – Ana Carolina Rodrigues (PROLAM/USP) – Arte e coletividade: leituras acerca da identidade cultural.
4 – Walmir Pereira (UNISINOS) – Museus e paradigmas museológicos em contextos pós coloniais latino-americanos.
5 – Wagner Pinheiro Pereira (UFRJ) – Um Cinema Para A América Latina: Glauber Rocha, Tomás Gutiérrez Alea, Fernando Solanas e a Construção de um Projeto Político-Cultural Latino-Americano.
6 – Marina Costa Campos (ECA/USP) – Suspensões do tempo: O super8 no Brasil e México na década de 1970.
7 – Renata Cristina de Oliveira Maia Zago; Thamara Venâncio de Almeida (UFJF) – O ápice e a diluição da videoarte: A mudança de foco em festivais de vídeo na América Latina.

Seminário de Pesquisa 17: Populismo e trabalhismo na América Latina: permanências e rupturas

Coordenação
Orlando de Barros (UERJ – Doutor)
Thiago Mourelle (UFF/Arquivo Nacional – Doutor)
Mayra Coan Lago (História Social/USP – Doutoranda)
Local: Sala 106B do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 2
1-Juan Ignacio Pocorobba (UBA)- Argentina y Brasil en 1945: “descamisados” y “queremistas”, los sectores populares llevan la lucha política a las calles.
2-Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos (IFMG) – Representações do “nazismo criollo” – o antiperonismo na imprensa liberal-conservadora do Brasil (1946-1955).
3-Marcela Andrade da Silva (UFJF) – A prática sobre as ideias ou o pensamento sobre a ação: a relação entre os trabalhadores e o Estado no Varguismo e Peronismo.
4-Mayra Coan Lago (USP) – Excelentísimo señor Presidente de la nación: imaginários populares no Primeiro Peronismo (1946-1955).
5-Ariel Goldstein (UBA; CONICET)- Peronismo y varguismo: las “segundas líneas” de liderazgos y su relación con los medios de prensa.
6-Rafael Rezende (IESP/UERJ; NETSAL)- O populismo de Ernesto Laclau e o Movimiento al Socialismo.

Seminário de Pesquisa 18- Ditaduras, Justiça de Transição, Democracia e Direitos Humanos na América Latina

Coordenação
Luiz Antonio Dias (PUCSP / UNISA/FCL)
Rafael Lopes de Sousa (UNISA)
Local: Sala 110 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 1
1- Sônia Maria de Meneses Silva (Universidade Regional do Cariri-URCA; MAHIS-UECE)- Conservadorismo, Imprensa e Ditaduras Militares. Os Jornais Folha de São Paulo e La Nación nas narrativas de 50 anos (Brasil) e 40 (Argentina) dos golpes militares.
2- Scheyla Tizatto dos Santos (UFSC)- “Guerrilhas não trazem preocupação ao Brasil”: A luta armada e seu caráter exógeno nas páginas do Jornal Brasil na década de 1960.
3- Paulo Alves Pereira Júnior (UNESP)- La Tribuna e a ditadura cívico-militar de Alfredo Stroessner no Paraguai (1978-1979).
4- Moisés Carlos Ferreira (PUC/SP) – A implantação da D.S.N – Doutrina de Segurança Nacional e a Operação Condor no Brasil e Argentina.
5- Cristiane Medianeira Ávila Dias (UFGRS) – O Centro de Informações do Exterior (Ciex) e o acompanhamento da situação interna do Chile, entre os anos de 1971 e 1973.
6- Manuella Sampaio da Silva (UNILA)- O Paraguai de Stroessner visto da fronteira: a ditadura ressignificada a partir das vivências de perseguidos políticos em Foz do Iguaçu.

Seminário de Pesquisa 20- Povos Indígenas na América Latina: Formas de existência, Descolonização e Cosmopolítica

Coordenação
Salvador Schavelzon (UNIFESP)
Guilherme Orlandini Heurich (UFRJ)
Local: Sala 108 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 3- Cosmopolítica e Autonomia
1-Bruno Nascimento Huyer (UFSC)- Entre colonos e parentes: crônicas Mbyá-guarani no Cone Sul
2-Fábio do Espírito Santo Martins-Alianças cosmopolíticas entre os Mbyá Guarani do Brasil e Argentina: relações político-culturais no contexto de autodemarcação da Terra Indígena Tekoá Mirim.
3-Alzira Lobo de Arruda Campos (USP), Marília Gomes Ghizzi Godoy (USP), Patrícia M. F. Coelho (Mack)-Os Índios Bruxos de Teupasenti ou a “Colonização do Imaginário”.
4-Ana Paula Massadar Morel-Autonomia e ch’ulel: cosmopolítica dos promotores de educação zapatistas.
5-Ana Catarina Zema de Resende e Clarisse Drummond (UnB)-A autonomia indígena no pensamento político de Floriberto Díaz e Gersem Baniwa: novos paradigmas na luta pela descolonização.
6-Estela Rocha de Ungaro (UNILA)- Wall Kintun e Lei de Meios: autorrepresentação e vozes dos povos originários da Argentina.

Seminário de Pesquisa 21- Presencia del negro en América Latina y Caribe

Coordenação
Dilma de Melo Silva (USP, Brasil)
Claudia Leal (Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia)
Local: Sala 113 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 1
1- Isa Bandeira (PROLAM/USP/CAPES; CERNe/USP) – Ricardo Teles, Hernan Díaz e Ricardo Rangel: o feminino na fotografia.
2- Viviana Gelado (GLE/UFF)- “Novo negro” e arquivo: Arturo Alfonso Schomburg e a história das culturas afrocaribenhas.
3- Marcia de Mello Saravia- A dança do canbomblé e seus orixás na cultura afrocubana: uma forma de linguagem multimodal.
4- Joyce Farias de Oliveira (UNIFESP) – Benedetto, Benito ou Benedito: o santo negro das Américas.
5- Evandro Charles Piza Duarte (PPGD/UnB), Gabriela Barretto de Sá(PPGD/UnB) e Marcos Vinícius Lustosa Queiroz(PPGD/UnB)- Os locais e as ausências da diáspora negra no Novo Constitucionalismo Latino-americano.
6-Evandro Charles Piza Duarte (UnB) e Marcos Vinícius Lustosa Queiroz (UnB) -Onda Negra na Constituinte de 1823: as tensões da liberdade na transição da Independência brasileira.
7-João Gabriel do Nascimento Nganga (UFU) – Afro-Brasileiros e Afro-Colombianos: suas formas de ativismos.

14:00 às 18:00 horas: Seminários de Pesquisa

Seminário de Pesquisa 1- Lutas Sociais e Emancipação na América Latina

Coordenação
Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi (PROLAM-EACH/USP)
Fábio Luis Barbosa dos Santos (UNIFESP)

Sessão 2
Local: Sala 131 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

1- Bruno Ferreira; Maria Aparecida Lucca Caovilla (Unochapecó; UFSC) – AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XXI: DIRETRIZES EPISTEMOLÓGICAS PARA O SUL.
2- Bruna Muriel Huertas Fuscaldo (UFBA) – A luta transnacional dos movimentos indígenas na América Latina e o Buen Vivir.
3- Maurício Hashizume (Universidade de Coimbra (UC); – Projeto ALICE) – Lutas de movimentos indígenas na América Latina e epistemologias do Sul: para uma ecologia de poderes.
4- Shyrley Tatiana Peña Aymara (UNILA) – La importancia del agua para el “Buen Vivir”: el caso del Proyecto Minero Conga en el Perú.
5- Zenaida Luisa Lauda Rodriguez (USP) – Conflictos Socioambientales Precautorios Confluencia entre principios jurídicos y democráticos.
6- Renata Ferreira da Silveira (UFRGS) – Apontamentos sobre as territorialidades zapatistas.

Sessão 3
Local: Sala 132 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

1 – Bruno Ferreira; Maurício Perin Dambros; Patrícia de Lima Félix (UNOCHAPECÓ) – Repensando a libertação Latino-Americana na sociedade em rede.
2 – Fabianne Manhães Maciel; Lucas Pontes Ferreira (UFF) – O Exercício dos Direitos através das lutas sociais na América Latina e o Paradigma Democrático.
3 – Luiz Fernando da Silva (UNESP) – Debilitamento ou fim do ciclo político de Governos de Frente Popular Latino-Americanos?
4 – Vamberto Spinelli Jr (FIP) – Juntas Vicinais na cidade de El Alto: Entre um passado de subordinação e a construção de um novo paradigma político “Desde Abajo”.
5 – Maria de Lourdes Silva de Oliveira (EACH/USP) – Das redes para as ruas, das ruas para as redes: uma cartografia preliminar das plataformas net-ativistas de participação política e ação coletiva na América Latina.
6 – Magno Carvalho de Oliveira (UFGRS) – Lutas sociais na América Latina como elemento formador de territorializações dissidentes: estudo de caso sobre as Jornadas de Junho de 2013, no Brasil e a Revolta dos Pinguins, em 2006, no Chile.
7 – Marcelo Felício Martins Pinto (UFV) – A sociedade civil, os meios de comunicação e as transformações do Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Seminário de Pesquisa 5- Política externa e Relações Internacionais da América Latina

Coordenação:
Vitor Stuart de Pieri (Geografia – UNICAMP)
Fabiana Oliveira (PROLAM/ USP)
Local: Sala 165 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 4 – Relações Bilaterais, Cooperação Regional, EUA e China
1 – Marcela Franzoni (San Tiago Dantas- UNESP, UNICAMP e PUC-SP) – A Política Externa Mexicana para a América Latina a partir de 2006: possibilidades e desafios.
2 – Raony Palicer; Meire Mathias (UEM; UNICAMP) – Hegemonia e Política Internacional na América Central.
3 – Marcos Antonio da Silva (UFGD) – O restabelecimento das relações entre Cuba e EUA: uma normalização possível?
4 – Jonas Teixeira Marinho (UNIFOR) – A Influência Chinesa nos processos de Integração na América Latina.
5 – Alberto Marcos Nogueira; Jacqueline Angélica Hernández Haffner (NEBRICS/UFRGS) – O papel do Estado Chinês nos investimentos diretos externos na América Latina.
6 – Gessica Fernanda do Carmo (San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC/SP) – A Política Externa Brasileira durante os Governos Lula da Silva: A saúde na América do Sul.
7 – Lana Rodrigues Araújo; Antônio Walber Matias Muniz (UNIFOR) – Integração regional entre Brasil e Chile: intercâmbio acadêmico como forma de promover o desenvolvimento nacional.

Seminário de Pesquisa 9- Identidades e Representações na América Latina

Coordenação
Renato Braz Oliveira de Seixas (PROLAM-EACH/USP)
Local: Sala 166 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 2
1 – Eudes Marciel Barros Guimarães (UNESP/Franca; CAPES) – Do México ao Brasil: Itinerário Fotográfico de Marcel Gautherot.
2 – Hygino Sebastião Amanajas de Oliveira (PROLAM/USP) – Finanças Públicas sob a ótica do direito ao reconhecimento e novas perspectivas de fortalecer a Solidariedade Social Na América Latina.
3 – Carolina Abrão Gonçalves (FE/USP) – O limiar entre ser boliviano e ser brasileiro: as identidades híbridas das crianças imigrantes na cidade de São Paulo.
4 – Virginia Santiago dos Santos Góes (UNILA) – Colonialidade do saber e integração latino-americana: considerações sobre possibilidades de resistência epistêmica.
5 – Maíra Dias de Freitas; Mikael Iago da Cunha Ferreira (PUC/MG) – América Latina e Identidade: um estudo sobre Guiana Francesa.
6 – Sebastián Herrera Aranguren (Universidad Nacional de Colombia, Bogotá) – Repensar una Integración Intercultural de Nuestra América: Un Rastreo Musical, Literario E Histórico.
7 – Cristiana de Vasconcelos Lopes (PROLAM/USP) – As Fronteiras Urbanas no Século XIX em Cuiabá: Personagens Pertencentes ao Mundo do Prazer Frente as Normas E Discursos.

Seminário de Pesquisa 11 – História, literatura e sociedade na América Latina

Coordenação
Horacio Gutiérrez (USP)
Laura Janina Hosiasson (USP)
Local: Sala 210 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 4 – Revoluções E Literatura
1 – Warley Alves Gomes (UFMG) – Memórias da Revolução Mexicana: as escritas de si, a construção de um novo Estado, e as disputas ideológicas durante as primeiras décadas do século XX no México.
2 – Vanessa Zucchi (PUCRS) – Guachas, pelonas, valientes soldaderas: mulheres em luta nas obras de Laura Esquivel e Ángeles Mastretta.
3 – Luana Soares de Souza (UNEMAT) – Ecos da revolução mexicana na prosa poética de Cristina Rivera Garza.
4 – Carolline Martins de Andrade (UFMG; CAPES) – Cultura, intelectuais e Estado no México na década de 1920.
5 – Pedro Henrique Leite (UFJF) – Literatura cubana no exílio: a narrativa neobarroca em Cobra (1972), de Severo Sarduy.
6 – Caroline Maria Ferreira Drummond (UFMG) – Literatura, política e dissidência em Mariel – Revista de Literatura y Arte (1983-85).
7 – Jorge Luiz Teixeira Ribas (Unimontes) – Homossexualidade, cultura e revolução nas obras de Reinaldo Arenas (1960-1990).
8 – José Veranildo Lopes da Costa Junior & Josilene Pinheiro-Mariz (UFCG) – Compromisso de memória e realismo afetivo em Antes que anoiteça, de Reinaldo Arenas.

Seminário de Pesquisa 12 – Arte e Cultura da América Latina

Coordenação
Simone Rocha de Abreu (PROLAM/USP)
Adriana Gianvecchio (FAU/USP)
Iara Machado (PROLAM/USP)

Sessão 2
Local: Sala 169 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

1 – Marcos Mantoan (ECA/USP) – Uma aventura moderna na América do Sul: arte e cultura no contexto da Guerra Fria.
2 – João Henrique Zanelatto; Tiago da Silva Coelho (PPGDS/UNESC; UNESC e IFSC) – Contrastes entre a Pintura Mural de Candido Portinari e o Muralismo Mexicano.
3 – Lucas da Costa Maciel (PGEHA-MAC/USP) – O sentido da (re)valorizaçāo: o lugar do índio na arte e na narrativa nacional do México pós-revolucionário.
4 – Larissa Clarete Venchiarutti (FMU) – A presença dos mitos fundadores da Mesoamérica nos murais zapatistas.
5 – Marcelo Mari (VIS-IdA/Unb) – Monumentos públicos e justiça de transição para os crimes das ditaduras no Brasil e na Argentina (1964-1985).
6 – Denise Trindade (Unesa; FAPERJ) – Arte e cultura na América Latina: uma cartografia do esquecimento.
7 – Erika Zerwes (MAC-USP; FAPESP) – A história da fotografia da América Latina entre a barbárie e o humanismo.
8 – Edy Carlos Leite da Silva (EFLCH) – León Ferrari e a construção da fotomontagem política na América Latina.

Sessão 3
Local: Sala 170 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

1 – Lúcia K. Stumpf (PPGAS/USP) – Raça e identidade na pintura de história da Guerra do Paraguai.
2 – Débora Armelin Ferreira (FMU) – Construção Identitária na arte: um diálogo entre Ana Mendieta e Frida Kahlo.
3 – Simone Rocha de Abreu (PROLAM/USP; FMU) – Fundação Bienal de São Paulo: entre a identidade universal e latino-americana.
4 – Cleber Fernando Gomes (UNIFESP; FAPESP) – A Presença de Artistas Latino-americanos nas Bienais do Graffiti Fine Art de São Paulo.
5 – Cássia Sybille (FMU) – Universalismo Constructivo de Torres García e a Identidade Latino-americana.
6 – Priscilla B Ramos Nannini (UNESP) – Livro de artista e o universo das palavras: Mira Schendel e Torres García.

Seminário de Pesquisa 18- Ditaduras, Justiça de Transição, Democracia e Direitos Humanos na América Latina

Coordenação
Luiz Antonio Dias (PUCSP / UNISA/FCL)
Rafael Lopes de Sousa (UNISA)
Local: Sala 111 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 2
1- Ananda Simões Fernandes (UFRGS; Arquivo Histórico do RS)- A atuação dos serviços de inteligência na ditadura uruguaia.
2- Maria José de Rezende (UEL)- As ditaduras militares na América Latina e seus reflexos na construção do desenvolvimento humano proposto pelo PNUD/ONU.
3- Florencia Lederman (IEALC-FSOC-UBA/CONICET)- La construcción del imaginario nacional brasileño en torno a la “rivalidad” Brasil-Argentina. Entre la “grandeza”, la “amenaza” y la idea de guerra (1968-1973).
4- Maria Cláudia Moraes Leite (UFGRS) – O exílio de brasileiros no Uruguai: democracia e ditadura (1964-1979).
5- Adriana das Graças de Paula (CIEJA- Perus I) – Os Movimentos de Mulheres na Ditadura: uma análise sobre as Mães da Praça de Maio (Argentina) e o Movimento Feminino pela Anistia (Brasil).
6- Patrícia Sadaike (PUC/SP)- Resistir, Ocupar e Emancipar: Trajetórias e Polêmicas da Associação das Mães da Praça de Maio.
7- Fernanda Feltes (UFGRS) – Nicarágua pré-revolucionária como território de aplicação do Terrorismo de Estado: uma possibilidade de análise.
8- Maxmiler Campos da Costa (UFRGS) – Justiça de Transição e Violações dos Direitos Humanos: uma comparação entre a Comisión Nacional Sobre La Desaparición De Personas – Conadep Da Argentina (1983-1984) e a Comissão Nacional Da Verdade – Cnv Do Brasil (2012-2014).

Seminário de Pesquisa 21- Presencia del negro en América Latina y Caribe

Coordenação
Dilma de Melo Silva (USP, Brasil)
Claudia Leal (Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia)
Local: Sala 160 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 2
1- Rosangela Malachias (UERJ-FEBF) – Epistemologia Afrobrasileira e Afrocolombiana na Interface Comunicação e Educação.
2- Leon Santos Padial (PROLAM/USP) – A diversidade étnico-racial negra nos currículos escolares brasileiros e colombianos: desafios e possibilidades.
3- Alexandre Ribeiro Neto (UERJ/FEBEF)- Reflexos do medo: notícias de revoltas escravas no Haiti, o medo de levantes escravos no Brasil e sua ausência nos livros didáticos.
4- Gabrielle Andrade da Silva (UFG) e Monyele Camargo Graciano(UFG)-DISCRIMINAÇÃO RACIAL E RESISTÊNCIA NEGRA:Um estudo comparativo entre as conjunturas brasileira e colombiana.
5-Newman di Carlo Caldeira (FACIP/UFU) – O pleito da cativa Ignácia Gauna e as ambiguidades do processo de abolição do regime de trabalho escravo na Bolívia (1825-1851).
6-Raíssa Maria Londero (PROLAM/USP; CDHIC) – As desigualdades da sociedade de Saint-Domingue, o desencadeamento de rebeliões e a luta contra a discriminação racial e o sistema colonial escravista.
7-Camila Antunes (PROLAM/USP) – Imigração haitiana no jornal O Estado de S. Paulo: a construção de uma imagem passível de discriminação.

Seminário de Pesquisa 24- Repensando a América Latina através da ótica das migrações e deslocamentos

Coordenação
Bela Feldman-Bianco (UNICAMP)
Paula Rodriguez (PROLAM/USP)
Local: Sala 133 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Campus Cidade Universitária.

Sessão 3 – Discriminação e xenofobia
1- Daniella da Silva Nogueira de Melo (San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUCSP)- As políticas de combate ao tráfico humano na América latina: caso Brasil e Colômbia.
2- Manuela Manaia (PUC/CAMPINAS) e Marcia Hespanhol Bernardo (PUC/CAMPINAS)- IMIGRANTES LATINO-AMERICANOS NO BRASIL: um estudo de caso a partir da perspectiva da Psicologia Social.
3- Heline Sivini Ferreira (PUC/PR), Diogo Andreola Serraglio (PUC/PR) e Camila Gonçalves Lemos (PUC/PR)- Os Conflitos Armados E Os Deslocados Internos Na Colômbia: Em Busca De Soluções Para A Crise Humanitária No País Latino-Americano.
4-Solange de Almeida Borges (USP) – Arquivos vivos: repressão ao imigrante em São Paulo – Discurso mítico contra espanhóis e japoneses em 1930 e 1940.
5- Liziane Paixão Silva Oliveira (Universidade Tiradentes) e Ronaldo Alves Marinho da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – Crime Organizado e imigração ilegal na América Latina.

19:00 horas

Mesa Redonda Violencia y negociaciones de paz en América Latina

Profs. Drs Igor Fuser (UFABC), Marília Souza (Anhembi Morumbi; FECAP), Pietro Alarcón (PUC/SP) e Rafael Antonio Duarte Villa (USP).
Local:  Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), campus Cidade Universitária.

Novo local: Sala 109 do prédio de Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociais da FFLCH/USP.