APRESENTAÇÃO |
|
08 |
Introdução |
|
17 |
PARTE 1 – PATRIMÔNIO CULTURAL, MEMÓRIA, PAISAGENS E SOCIEDADE |
|
19 |
Memória e Paisagens: São Paulo, Brasil e Córdoba, Argentina
|
Sylvia Adriana Dobry, Caio Boucinhas e Denise Falcão Pessoa |
20
|
Travessia a Conde-PB: construção de caiçara coletiva na Praia do Amor
|
Mônica Duarte Aprilanti, Bruno Marambio Márquez e Andrés Garcés Alzamora |
36
|
A biblioteca e a arena: dois poemas (significado e valor na arquitetura contemporânea latino-americana)
|
Peter Ribon Monteiro |
48
|
Da identidade nacional ao patrimônio cultural latino-americano: a ressignificação do patrimônio cultural no Brasil e na Argentina (1930-2010)
|
Luciana Mendes dos Santos |
61
|
Os “grandes homens” nas declaratórias de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional argentino (décadas de 1940 e 1950)
|
Maíne Barbosa Lopes |
75
|
O que podemos aprender com Havana? A política de preservação implantada na capital de Cuba como paradigma para projetos de salvaguarda em centros históricos
|
Vera Lucia Cardim de Cerqueira |
90
|
Barroco na América Latina – aspectos críticos e terminologias
|
Percival Tirapeli |
104
|
Vestuário e imagens: a função de identidade nacional das vestes das padroeiras da América Latina
|
Fuviane Galdino Moreira |
116
|
Estudo de caso comparativo do tratamento dado aos monumentos Escultóricos na América do Sul: Brasil, Argentina e Chile
|
Amanda Regina CelliLhobrigat e Haroldo Gallo |
131
|
Ações para a preservação do Patrimônio cultural Latino-Americano nas décadas de 1960 e 1970: o Brasil e os programas de “Cooperação Sul-Sul” da UNESCO
|
María Sabina Uribarren |
146
|
PARTE II – CULTURA, PENSAMENTO E REPRESENTAÇÕES DOS POVOS ORIGINÁRIOS
|
|
157
|
Performance e experimentação poética em Douglas Diegues: notas sobre a poética do portunhol selvagem
|
Josué Ferreira de Oliveira Júnior |
158
|
Artefatos indígenas Guarani Mbya: Arte, conhecimento e identidade cultural
|
Alzira Lobo de Arruda Campos e Marília Gomes Ghizzi Godoy |
170
|
O método paleo-semiótico como possibilidade no estudo da essência andina na escultura e cerâmica dos índios Kadiwéu
|
Paloma Sofía Bazán Aparicio |
186
|
El lenguaje visual autóctono americano del ámbito divino
|
Octavio Quesada García |
199
|
O que as crianças da aldeia indígena Tekoa Pyau e Tenonde Porã desenham? Traçando alguns possíveis diálogos ao pensar desenhos e modo de ser Guarani Mbya
|
Priscila da Silva Oliveira |
214
|
Em prol do progresso e da civilização: uma análise da condição indígena na Argentina e no Peru no final do século XIX
|
Giovana Eloá Mantovani Mulza e Isabel Cristina Rodrigues |
227
|
Mito e prática social nos Andes: a festa da Virgen del Carmen de Paucartambo (Peru)
|
Danilo de Santana Cardoso |
235
|
PARTE III – ARTE, CURADORIA E PRÁTICAS ARTÍSTICAS
|
|
245
|
Simpósio da I Bienal latino-americana de 1978: uma leitura de Mário Pedrosa
|
Carla Fatio |
246
|
As muitas faces de Mário Pedrosa e a divulgação da crítica de arte latino-americana
|
Gabriela Abraços |
259
|
Um trauma em imagens: O caso AMIA
|
Annateresa Fabris |
267
|
Produção simbólica e transformação cultural do Chile: subsídios de análise por Gui Bonsiepe e por Mário Pedrosa
|
Marcelo Mari |
280
|
Paulo Emílio: paraguaio, brasileiro, cubano ou mexicano?
|
Victor Santos Vigneron de La Jousselandière |
291
|
Entre ruínas e fantasmas: a memória sobre a vertente ecológica da Arte nas instituições MAC, MAM e Fundação Bienal
|
Márcia Helena Girardi Piva |
303
|
A moda em museus latino-americanos: atemporalidade e identidade
|
Tania Rajczuk Dombi |
318
|
Artistas no cárcere: experiência curatorial no programa de residência artística internacional da Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília – OCA
|
Ana Avelar |
331
|
O museu universitário e os povos indígenas. A experiência colaborativa de curadoria
|
Marília Xavier Cury |
341
|
O “local” e o “forâneo” no rock “nacional” latino-americano dos anos 1990-2000: um estudo comparativo de dois casos
|
Larissa Fostinone Locoselli |
354
|
O neorrealismo no cinema latino-americano: um estudo de caso
|
Teresa Midori Takeuchi |
365
|
Fotografia brasileira e integração latino-americana: aspectos valorativos da participação brasileira nas mostras Hecho en Latinoamerica (México 1978/1981)
|
Marcelo Eduardo Leite |
374
|
Mujeres en la música tradicional: prácticas femeninas en el contexto urbano
|
Mariela Loreto Pizarro Sippa |
389
|
Canta nación com nación: el son jarocho e o jaropo llanero, una aproximación comparativa
|
Maria Betania Hernandez Jiménez e Gabriel Ferrao Moreira |
401
|
Composición colaborativa transdisciplinar en Sudamérica. Grupo Contakte (Foz do Iguaçu/BR) y Circulo Creativo de Música Contemporánea (Caracas/VZLA): Nuevas perspectivas
|
María Betania Hernández e Marcelo Ricardo Villena |
410
|
Diálogos Interdisciplinares entre musicologia e história
|
João Pedro Marcelino Camilo de Souza |
422
|
Hace un tiempo vil en todos nosotros
|
Danusa Depes Portas |
438
|
A cidade de Salvador por Edgard Navarro
|
Sérgio de Oliveira Silva e Milene de Cássia Silveira Gusmão |
448
|
Arte contemporânea e processos sociais: práticas comunitárias no Sul da América do Sul
|
Paola Mayer Fabres |
462
|
Coletivismo modernista e coletivismo atual na América Latina: o Taller de gráfica popular e as editoras cartoneras
|
Nicole Palucci Marziale |
471
|
Ósmosis – Fase 4: presença de coletivo costarriquenho em Brasília
|
Marcella Nicoli Sousa Imparato |
479
|
O caso da região da luz sob o aporte da criminologia cultural: Uma análise latino-americana dos grafites
|
Julia de Moraes Almeida |
|
Um arquivo sobre arte latino-americana: experiências de pesquisa na graduação
|
Patrícia Leal Azevedo Corrêa |
499
|
Arte latino-americana na educação básica: uma proposta para o ensino decolonial
|
Simone Rocha Abreu |
509
|
TV infantil e pública: agendas sociais na televisão latino-americana para crianças
|
Giovana Rafaela Botti Resende |
515
|
As novas mídias e a ampliação das fronteiras da comunicação
|
Tânia Maria de Oliveira Teixeira Pinto |
523
|
Interfaces da pintura em artistas de Corumbá: peculiaridades de uma identidade fronteiriça
|
Bianca Maine Pereira e Paulo César Antonini de Souza |
533
|
PARTE IV – PROXIMIDADES CULTURAIS
|
|
546
|
Duas gerações. Dois olhares. Arte e Política de Eugenio Dittborn e Gabriel Orozco
|
Cristina Susigan |
547
|
Roberto Evangelista e Xul Solar: “do espiritual” (ou do “anti-racional”) em duas trajetórias artísticas latino-americanas
|
Roberta Paredes Valin |
557
|
Humor gráfico: um estudo comparativo entre os trabalhos de Quino e Millôr Fernandes
|
Simone Siqueira Ferreira |
570
|
Fronteiras latinas e a poética dos beiradões
|
Rafael Angelo dos Santos Lima e Rosemara Staub de Barros Zago |
578
|
“Percursos”: narrativas sobre o curso afetivo na criação coletiva
|
Luiza de Resende Madeira e Thamires Cristina da Silveira |
588
|
V – FRONTEIRAS POÉTICAS, HISTÓRIAS CONECTADAS, PALAVRAS EM REDE
|
|
600
|
Chacal e o coroamento do coletivo: a poesia marginal e a alegria nervosa nos anos de chumbo
|
Juliana Carvalho de Araujo de Barros |
601
|
Histórias encontradas, ficções construídas: uma comparação entre Riva Palacio e José Mármol
|
Brenda Carlos de Andrade |
615
|
Lima narrada: entre arquitetos e literatos
|
Ana Claudia Veiga de Castro |
630
|
Intercâmbios culturais entre o Martim Cererê e La raza cósmica
|
George Leonardo Seabra Coelho |
647
|
Deodoro Roca, leitor de poesia
|
Mayra Moreyra Carvalho |
661
|
Laberinto: Desarticulação e disputa
|
Matheus Ribeiro Alves de Lima e Danusa Depes Portas |
669
|
A literatura enquanto escrita do rastro: produção da memória em Mario Benedetti e Bernardo Kucinski
|
Victória Brasil Camargo e Katya Kozicki |
678
|
Aproximações entre Espinosa e Amálio Pinheiro: breve recorte
|
Mara Lafourcade Rayel |
691
|
Os dilemas da modernidade nos rincões nacionais: os escritos de viagem de Euclides da Cunha sobre a Amazônia (1904-1906) e de Roberto Payró sobre a Patagônia (1898)
|
José Bento de Oliveira Camassa |
705
|
A (de)formação de uma nação: a figura de Eva Perón e seus desdobramentos históricos a partir do romance El desierto y su semilla, de Jorge Baron Biza
|
Laiane Marchon Ferreira |
718
|
A construção da imagem do libertador Simón Bolívar na literatura latino-americana
|
Deninson Alessandro Fernandes Aguirre |
727
|
A contribuição literária no processo de emancipação política da América Latina
|
Yvone Dias Avelino |
738
|
A Colômbia de Fernando Vallejo em O despenhadeiro
|
Thais Milena Barbosa Carapiá |
746
|
As epopeias da Grande Guerra: mito e construção nacional – Brasil, Paraguai e Argentina – no pós-guerra da Tríplice Aliança
|
Ana Beatriz Ramos de Souza |
756
|
Fronteiras e esquecimentos – A presença indígena entre o Brasil e o Paraguai em Noite dentro da noite, de Joca Reiners Terron
|
Cristiane Checchia |
771
|
Projetos de edição literária e relações partidárias
|
Valeria De Marco |
782
|
PARTE V – FRONTEIRAS ENTRE ARTE E A AÇÃO POLÍTICA
|
|
794
|
68-18
|
Mariane Beline Tavares |
795
|
¡Sólo deseo estar viva!: Estrategias artísticas-políticas sobre el feminicidio en Teresa Margolles (México, 1963) y Regina José Galindo (Guatemala,1974)
|
Blanca Josefina Meneses Romero |
804
|
Entre os limites da ação artística e ação política: conceitualismo nas ações de arte do CADA na ditadura chilena
|
Maria Eduarda Kersting Faria |
816
|
Diego Rivera e Pablo Picasso: os diálogos possíveis da arte como denúncia dos povos oprimidos
|
Simone Cristina Garcia |
829
|
Yo pisaré las calles nuevamente
|
Mariarosaria Fabris |
839
|
Casa de las Américas e a construção de um projeto político latino-americano (1960-1962)
|
Isabella Duarte Pinto Meucci |
848
|