Normas para Publicação dos Trabalhos nos Anais do Congresso

Os trabalhos do Congresso serão publicados nos Anais do Congresso com número de ISBN

Os trabalhos completos devem ser enviados para a publicação a partir del 10 de febrero de 2019, em conformidade com as seguintes instruções:

I – NORMAS GERAIS

1. Sobre o formato digital:

Os documentos devem ser encaminhados em formado DOC ou RTF para facilitar a edição.

2. Sobre o Título:

Os títulos devem ser escritos com letras minúsculas.

3. Sobre os Autores:

Logo após o título, alinhado à direita devem incluir-se as seguintes informações de cada um dos autores: (a) nome completo; (b) titulação acadêmica do autor; (c) filiação institucional do autor (ou a última filiação); (d) endereço eletrônico.

3. Sobre os Trabalhos Completos:

a) Podem ser escritos em qualquer língua do Congresso (português, espanhol ou inglês);
b) Deve incluir um resumo de até 300 palavras.
c) 3 a 5 palavras-chave.
d) A extensão do texto será entre 10 páginas como mínimo e 15 como máximo, incluídas as referências bibliográficas.

II – NORMAS TÉCNICAS

2. Formatação técnica dos artigos:

2.1 Tamanho da letra e Espaçamento

Os trabalhos devem ser escritos em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5. Entre Parágrafos deve se escolher a opção de espaçamento de linha “Antes 0 pt” e “Depois 6 pt”. Margens padrão: 3 (superior) / 3 (esquerda) / 2 (direita) / 2 (inferior).

Os subtítulos e subdivisões do texto devem estar destacadas unicamente em negrito (isto é, sem numeração para cada subtítulo/subdivisão), com recuo normal de parágrafo.

2.2 Sobre as notas de rodapé:

As notas de rodapé deverão ser destinadas exclusivamente para fins explicativos.

O número de rodapé virá logo após a palavra, quando a nota estiver no meio da frase. Se vier no final da frase, a nota deve estar posicionada antes do ponto final.

A nota de rodapé deve ter espaçamento simples, letra Times New Roman tamanho 10, sem espaços extras, nem recuos e afastamentos.

2.3 Sobre as citações:
As citações literais no corpo do texto devem estar sempre entre aspas, mas sem itálico.

Exemplo:
Sabe-se que ao longo do texto, “deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como as ideias e sugestões alheias inseridas no trabalho.” (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97).

A referência dos autores estará no sistema “Autor, Data, Página”, em parênteses, com o sobrenome do autor em letra MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação e da página, separados por vírgula.

Exemplo:
(CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97)

As citações com mais de 3 linhas devem estar alinhadas à direita, com 4 cm de recuo, sem aspas, sem itálico, com letra em Times New Roman tamanho 11, espaço simples.

As palavras estrangeiras devem estar em itálico, sem aspas, bem como o nome de instituições e de títulos de obras.

2.4 Apresentação de Tabelas:

Todas as tabelas devem ter títulos incorporados, menção de sua(s) fonte(s), referências bibliográficas completas e numeração sequencial.

2.5 Apresentação de imagens:

Cada imagem deverá ser inserida com sua respectiva legenda. As imagens devem incluir fonte e/ou autoria com referência bibliográfica completa. Os autores serão os responsáveis pela autorização dos direitos de divulgação das imagens.

2.6 Sobre as referências bibliográficas:

Para LIVROS:

SOBRENOME, PRENOME. Título: subtítulo (se houver). Número de edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo:
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914/1991. 2a. edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Para PERIÓDICOS:

SOBRENOME, PRENOME; SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico

Exemplo:
SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.

Para JORNAL:

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado.

Exemplo:
ADES, C. Os animais também pensam: e têm consciência. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 4D, 15 abr. 2001.

Para ANAIS DE CONGRESSOS:

Autor(es), título do trabalho apresentado, subtítulo (se houver), seguido da expressão In: título do evento, numeração do evento, ano e local de realização, título do documento,(Anais, Atas, Tópicos temáticos) local, editora, data de publicação, página inicial e final da parte.

Exemplo:
CASTRO, R. E. F.; MELO, M. H. S.; SILVARES, E. F. M. Avaliação da percepção dos pares de crianças com dificuldades de interação em uma sucursal da clínica-escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. In: CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 5., 2001, São Paulo. Resumos… São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2001. p. 49.

Para INTERNET:

AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso

Exemplo:
FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2012.

Para TESES, DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS:

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) – Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de defesa.

Exemplo:
FANTUCCI, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2001. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

III. OBSERVAÇÕES FINAIS:

Sobre aspectos técnicos aqui não apresentados, deve se consultar as Normas Técnicas da ABNT (www.abnt.org.br).

A qualidade do texto, bem como a correção ortográfica e gramatical são de responsabilidade dos respectivos autores. Os editores dos Anais somente aceitarão os trabalhos completos após terem sido ajustados às Normas Técnicas de formatação aqui exigidas. As adaptações dos textos pelos editores dos ANAIS que forem necessárias para a publicação serão feitas sem consulta.

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta Seminário.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial neste Congresso.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Ao enviar artigo, o autor autoriza sua publicação e declara estar ciente das normas acima publicadas.