SEMINÁRIO 15: Habitat, cidadania e participação em América Latina

Coordenador@s:
Profa. Dra. Sylvia Adriana Dobry (Labparq/FAU – USP)
Profa. Dra. María de Lourdes García Vázquez (Laboratorio Hábitat Social: participación y género – LAHAS; Facultad de Arquitectura – UNAM)
Prof. Dr. Caio Boucinhas ( FAU-Anhanguera)
Profa. Dra. Maria Amélia d. F. D’Azevedo Leite. (FIAM-FAAM Centro Universitário)

Debatedor@s:
Prof. Dr. Marcos Virgílio da Silva – Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e
Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Profa. Dra. Ana Claudia Castilho Barone – FAU/USP.
Profa. Dra. Andreia Moassab (Curso de Arquitetura e Urbanismo e  Programa de pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA/Brasil)

Resumo :

Neste Seminário de Pesquisa, contido no “III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina” e “I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina”, pretende-se aportar novos conteúdos à análise dos múltiplos problemas que se apresentam em relação ao habitat humano no contexto latino americano, entendido em um sentido amplo, incorporando o acesso à moradia e à cidade, a articulação dos espaços públicos, semi – públicos e privados, e, estabelecendo-se uma relação cognitiva com os lugares de vida que estruturam o sentido de pertencimento e identificação, possibilitando sua apreensão. Esta ideia de hábitat ampliado se configura como um processo que contribui para a existência de uma vida coletiva e possibilita a construção de uma identidade comunitária e cidadã, objetivando incentivar experiências e práticas para a construção  de uma cidade mais justa e humana. São incentivados enfoques teóricos e relatos de experiências, bem como prospecções, que explorem as interfaces sociais, econômicas, ambientais, tecnológicas e culturais da construção contemporânea das cidades latinoamericanas, com o propósito de se identificarem tendências que permitam diálogos construtivos.

Particular interesse é dado à verificação de procedimentos de gestão urbana voltados à consolidação da participação popular como item indissociável na prática do planejamento urbano-paisagistico e territorial, e os decorrentes formatos legais adotados para consolidação social dos mesmos.

Como um desafio intrínseco, abre-se espaço para a discussão da arte urbana em suas diversas formas de expressão como um mecanismo provável de construção de uma práxis coletiva de participação popular no planejamento das cidades.

Nesta problemática, destaca-se a importância da Arquitetura e do Urbanismo em suas múltiplas subáreas de conhecimento, e das relações entre os diferentes campos disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e/ou transdisciplinares, buscando a superação de desenvolvimentos teóricos estanques. O Seminário de Pesquisa “Habitat, cidadania e participação na América Latina” almeja contribuir, assim, com a produção de conhecimentos relevantes para atender os problemas afetos a esta temática e ao estabelecimento de uma relação dialógica entre as diversas regiões.

Subtemas do Seminário de Pesquisa

• Habitat, cidadania e participação na construção da paisagem urbana e dos espaços públicos de convivência e da vida coletiva.
  • Reflexão e exemplos de construção de metodologias e práticas de elaboração de projetos de intervenção nos espaços da comunidade, nas suas mais variadas dimensões.
  • Políticas Públicas em áreas urbanas de Proteção Ambiental.
  • Habitat: inter-relações entre as realidades urbana e rural.
  • Cidade e Habitat: as experiências e práticas para a construção de uma cidade mais justa e humana.
  • Questões relativas ao habitat e às relações inter- étnicas e de gênero.
  • Patrimônio Cultural e Habitat: práticas de recuperação social e cidadã dos espaços da memória;
  • Gestão Publica e Desenvolvimento urbano territorial.