SEMINÁRIO 3: Afrolatinoamerica e Caribe: racialização, insurgências políticas e epistêmicas

Coordenador 1:  Prof. Dr. Deivison Nkosi Mendes Faustino (Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP)
Coordenadora 2: Profa. Dra. Flávia Rios (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

Este seminário pretende reunir trabalhos que  discutam processos de racialização, resistências e insurgências à colonialidade na América Latina e no Caribe, especialmente aquelas pesquisas que sistematizem as insurgências intelectuais Anti, Pós, ou De-coloniais, promovidas por pensadores e pensadoras afrodescendentes. Região, nomeada por Lélia Gonzalez como Améfrica Ladina ou Afrolatinoamerica, dada a marcante presença de diversas matrizes culturais africanas e pela presença ameríndia, essa região continental é marcada tanto pela racialização como pela resistência coletiva ao racismo. Dessas resistências emergem as insurgências intelectuais Anti, Pós, ou De-coloniais, entendidas aqui como as produções  éticas, políticas e artísticas das populações afrodescendentes em seu trajeto histórico existencial de preservação e ressignificações de memórias e, sobretudo, de contraposição à reificação colonial e neo-colonial. Este Seminário busca pensar o local e o global das produções intelectuais ladino-amefricanas identificando, por um lado, os aspectos comuns à produção que vão de Antenor Firmin, Aime Cesaire e Fanon à Beatriz do Nascimento, Lélia Gonzalez e Clóvis Moura; de Sylvia Wynter e Carlos Moore a Victoria Santa Cruz,  Walter  Rodney, Tereza Santos  e Epsy Campbell, e por outro lado, as particularidades teóricas, políticas e epistêmicas que os atravessam, de forma que se possa visualizar a diversidade implícita ao campo intelectual.

Subtemas do Seminário de Pesquisa

• Processos de transição da escravidão à liberdade: Cidadania negra ontem e hoje
  • Pensadores e pensadoras afrodescendentes
  • Teorias antirracistas, pensamentos insurgentes e resistências culturais e políticas
  • Conexões do Atlântico Afrolatinoamericano e caribenho: o local e global das culturas negras
  • Movimentos sociais e feminismos negros
  • Diásporas e perspectivas comparadas na Afrolatinoamerica;
  • Discriminação racial e desigualdades