Seminário de Pesquisa 18: Ditaduras, Justiça de Transição, Democracia e Direitos Humanos na América Latina

 Coordenadores

Prof. Dr. Luiz Antonio Dias (PUCSP / UNISA/FCL)  

Prof. Dr. Rafael Lopes de Sousa (UNISA)

 Resumo

Diante da abertura de diversos arquivos – no Brasil e demais países latino-americanos, bem como dos arquivos do Departamento de Estado norte-americano e da CIA (que explicitou operações conjuntas como, por exemplo, a Operação Condor) – entendemos que é fundamental ampliar o diálogo entre as diversas áreas de estudo e países da América Latina, no sentido de promover uma integração entre as pesquisas relacionadas aos Golpes, às Ditaduras, Modelos de Redemocratização, Justiça de Transição e Direitos Humanos. Assim, o presente simpósio tem como objetivo promover um debate crítico sobre os Golpes Civis-militares que ocorreram na segunda metade do século XX na América Latina. Dando sequência, propomos um diálogo com as várias perspectivas historiográficas acerca desses movimentos golpistas, promovendo uma problematização dos caminhos das ditaduras na América Latina, pensando suas causas e consequências. Pensar os processos de redemocratização e suas especificidades nos diversos países latino-americanos, bem como o modelo de Justiça de Transição adotado por esses países. Finalizando, propomos também, uma discussão sobre os Direitos Humanos nesse período, discutindo as suas violações ao longo das ditaduras, mas também nas democracias implantadas nos anos 1980.

Temas:

  • Golpes
  • Ditaduras
  • Redemocratizações
  • Meios de Comunicação
  • Justiça de Transição
  • Direitos Humanos nas Democracias
  • Intolerâncias na Contemporaneidade

Bibliografia:

ABRÃO, Paulo; TORELLY, M. D.; ALVARENGA, R. V.; BELLATO, S. A. Justiça

de Transição no Brasil: o papel da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.In: Revista Anistia Política e Justiça de Transição. Brasília: Ministérioda Justiça, n.º 1, p.12-21, jan/jun, 2009.

ABRÃO, Paulo. (Org.) ; VIEIRA, Jose Ribas (Org.) ; LOPES, J. R. L. (Org.); TORELLY, M. D. (Org.). Dossiê: o que é justiça de transição? In: Revista Anistia Política e Justiça de Transição, Brasília, n.1, p.31-112, jan.-jun. 2009.

ARQUEDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil nunca mais. Petrópolis:Vozes, 1985.

BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Revista Anistia Política e Justiça de Transição. Brasília: Secretaria Especial de  Direitos Humanos, 2008.

BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Revista Anistia Política e Justiça de Transição. v. 2. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2009.

BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Revista Anistia Política e Justiça de Transição. v. 3. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2010.

CUNHA, Luiz Cláudio. Operação Condor: O seqüestro dos uruguaios – uma reportagem dos tempos da ditadura. Porto Alegre: L&PM, 2008.

DREIFUSS, René Armand – 1964: A Conquista do Estado: Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981.

FERREIRA, Jorge e GOMES, Ângela de C. – O Golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu uma ditadura no Brasil. São Paulo: Civilização Brasileira, 2014.

JELIM, E. e HERSHBERG, E. Construindo a Democracia: Direitos Humanos, Cidadania e Sociedade na América Latina.  São Paulo: NEV/PNUD/SEDH, 2007.

KUSHNIR, Beatriz – Cães de Guarda: jornalistas e censores do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o “perigo vermelho”: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). São Paulo: Perspectiva, 2002.

PADRÓS, Enrique. América Latina: Ditadura, Segurança Nacional e Terror de Estado. História e luta de classes. América Latina Contemporânea, n. 4, p. 43-49, 2007.

NOVARO, Marcos e PALERMO, Vicente. A ditadura Militar Argentina 1973-1986. São Paulo: Edusp, 2003.

REIS, D. A.; RIDENTI, M.; MOTA, R. P. S. (org.) – O Golpe e a Ditadura Militar: 40 anos depois (1964-2004). Bauru-SP: Edusc, 2004.

REIS, D. A.; RIDENTI, M.; MOTA, R. P. S. (org.) A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

SAFLATE, V. e TELES, E.  – O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

SANTOS, Raquel Paz dos.  Um novo olhar sobre o país vizinho: a cooperação cultural na como crítica ao paradigma da rivalidade no contexto das relações Brasil-Argentina (1930-1954). Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012.

TELES, Edson e TELES, Janaina (org.) – Desarquivando a ditadura. São Paulo: Hucitec, 2009.

TELES, Janaina (org.) – Mortos e desaparecidos políticos: reparação ou impunidade? São Paulo: Humanitas, 2001.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. O inimigo no Direito Penal. Tradução de Sergio Lamarão. Rio de Janeiro: REVAN, 2007.