Coordenadoras:
Prof. Dra. Silvia Beatriz Adoue
Prof. Dra. Maria Gabriela Guillén Carias
Prof. Ms. Judite Stronzake
Resumo
A origem da Educação Popular está fortemente associada aos movimentos sociais populares das décadas de efervescência social 1950 e 1960 na América Latina, havendo ao longo dos anos mantido algumas características fundamentais, as quais a mesa temática se propõe recuperar e analisar.
O objetivo da mesa temática é analisar algumas dessas mudanças nas últimas décadas nos territórios em disputa na América Latina, os atuais Movimentos Sociais e Populares e a relação com a educação popular.
Argumenta se que há uma reconfiguração dos territórios em disputa, e podemos nos perguntar qual o lugar da educação popular nesse contexto de resistência e de criatividade popular?
Existe uma pluralidade dos territórios que gradualmente conquistam visibilidade através dos sujeitos sociais em luta, por exemplo, os povos indígenas, os sem-terra, os quilombolas. São destacados para reflexão o contexto da escola e universidade e os grupos étnicos e movimentos sociais, e suas intrínsecas relações na busca pela emancipação humana.
Por fim, identificar algumas matrizes que marcam a reflexão teórica nesse período acerca dos territórios e educação popular, bem como conhecer diferentes experiências sócio-educativas nos processos de lutas pelos territórios na América Latina.