Seminário de Pesquisa 23- Territórios e Educação Popular na América Latina

Coordenadoras: 

Prof. Dra. Silvia Beatriz Adoue

Prof. Dra. Maria Gabriela Guillén Carias

Prof. Ms. Judite Stronzake

Resumo

A origem da Educação Popular está fortemente associada aos  movimentos  sociais  populares  das  décadas  de efervescência social  1950  e 1960   na   América   Latina,   havendo   ao   longo   dos   anos   mantido   algumas  características fundamentais, as quais a mesa temática se propõe recuperar e analisar.
O objetivo da mesa temática é analisar algumas dessas mudanças nas últimas décadas nos territórios em disputa na América Latina, os atuais Movimentos Sociais e Populares e a relação com a educação popular.
Argumenta se que há uma reconfiguração dos territórios em disputa, e podemos nos perguntar qual o lugar da educação  popular nesse contexto de resistência   e   de criatividade popular?
Existe uma pluralidade dos territórios que gradualmente conquistam visibilidade através dos sujeitos sociais em luta, por exemplo, os povos indígenas, os sem-terra, os quilombolas.  São destacados para reflexão o contexto da escola e universidade e os grupos étnicos e movimentos sociais, e suas intrínsecas relações na busca pela emancipação humana.
Por fim, identificar algumas matrizes que marcam a reflexão teórica nesse período acerca dos territórios e educação popular, bem como conhecer diferentes experiências sócio-educativas nos processos de lutas pelos territórios na América Latina.