Lidiane Nazaré da Silva Dias

4 de December de 2019

Palavras chave: Governança pública. Public Leadership. Openness. Resiliência organizacional. Co-produção.

Interesse de pesquisa

Minha pesquisa é sobre Governança Pública e Openness de governos. A agenda atual envolve: (i) liderança pública em arranjos de co-produção e na busca de resiliência organizacional, e (ii) iniciativas de abertura de governos.

Na linha de governança multilateral, o foco de análise está nas interações entre governos e múltiplos stakeholders, no campo em si, e não intra-organizacional. A unidade de análise em geral são arranjos de organização no setor público não hierárquicas (como co-produção, consórcios, parcerias). Atualmente desenvolvo três projetos. Primeiro, em um arranjo de co-produção, visto como um mecanismo de governança multilateral, analisamos como um líder (public leader) é legitimado pelos diversos stakeholders em arranjos de co-produção. Segundo, analiso como soluções de co-produção ajudam a assimilar tensões sociais decorrentes de falta de segurança pública em comunidades urbanas. Terceiro, em estudo com o Instituto de Estudos Avançados da USP analiso se líderes no governo e fora do governo (ou a ausência deles) reduzem as chances de alcançar a resiliência organizacional.

A linha de openness de governos (open organizing) envolve a abertura à participação (ex. co-produção, orçamento participativo, conselhos municipais) e aumento da transparência (ex. portais eletrônicos de governos) e seus efeitos para accountability. Alguns projetos em andamento são a análise de tensões em abertura de dados de governos e o engajamento de jovens em ações de controle externo de escolas públicas.

Qualificação e vínculo institucional

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público (LAIC/UFPA) e integrante dos grupos de pesquisa “A Resiliência Financeira das Cidades Contemporâneas” (IEA/USP) e “Public Sector Accounting & Governance in Brazil” (PSAGiB/USP). Consultora do Observatório Social de Belém.

Supervisão e outros interesses

Iniciação Científica e Mestrado em temas de Governança Pública, especificamente nos projetos indicados.

Perfis em bases de referências