Public Sector Accounting & Governance in Brazil
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Chamada “Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública”

Futuros mestrandos e doutorandos e atuais orientadores em Contabilidade Pública!

Visando o crescimento da rede de pesquisadores em Contabilidade Pública, um grupo de orientadores de diversos programas de pós-graduação, está tomando a inciativa de congregar demais interessados (orientadores e alunos) na chamada para uma rodada de discussões de propostas de futuros candidatos de mestrado e doutorado.

A iniciativa pretende periodicamente realizar uma rodada de discussões para que futuros candidatos de mestrado e doutorado em Contabilidade Pública possam expor suas ideias e receber contribuições de teoria, método e sugestões de contatos no exterior. Não se trata de um “consórcio doutoral”, é para você que ainda não está no doutorado (e já cursa o mestrado) e para você que pensa seriamente em fazer o mestrado!

A iniciativa vem da observação que candidatos ao mestrado e ao doutorado têm dificuldade de identificar problemas de pesquisa em Contabilidade Pública que atraiam a atenção de futuros orientadores. Ao mesmo tempo que candidatos que fazem mestrado em outras áreas de conhecimento, e que não têm contato com orientadores em Contabilidade Pública, têm dificuldade de encontrar um programa ou grupo de pesquisa para desenvolver a temática.

Esta primeira rodada é uma experiência embrionária. Pretendemos ampliar a cada edição o envolvimento de toda comunidade que pesquisa na temática.

Datas:
– Submissões: de 20/01/17 a 30/03/17 (novo prazo)
– Divulgação do resultado: até 05/04/17
– Confirmação das inscrições: até 15/04/17 (necessário para garantir espaço na agenda de debate)
– Debate do projeto: 17/05/17

Como funciona:
– O foco da chamada é em Controladoria e Contabilidade aplicadas ao setor público. Entendemos que esta é uma área interdisciplinar, que envolve as recentes mudanças das normas de contabilidade, mas também a geração e uso de relatórios financeiros, auditoria (interna e externa), avaliação de desempenho, planejamento, orçamento, transparência, finanças públicas e todas demais temáticas associadas à contabilidade ou controladoria em governos ou suas agências, como a atuação de organizações do Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas ou Ministério Público. Pesquisas com o terceiro setor também são bem vindas, assim como estudos de novas soluções de tecnologia de informação aplicadas à gestão de desempenho ou aumento de accountability. São bem-vindas todas perspectivas teóricas e metodológicas.
– Deve ficar claro: a participação, e mesmo a indicação de seu projeto para discussão, não garante vaga em programa de mestrado ou de doutorado de qualquer Instituição de Ensino. Você vai conhecer orientadores em Contabilidade Pública, mas cada programa que eles estejam associados, tem seu próprio processo seletivo, ao qual você deverá se submeter posteriormente e ser aprovado para efetivamente fazer parte de um programa de mestrado ou doutorado.
– O recém graduado, que procura um mestrado, ou recém mestre, ou em vias de defender o mestrado, e que procura um programa de doutorado que possa desenvolver a temática de contabilidade pública, submete sua proposta de projeto para a chamada (máximo 3 páginas, detalhes a seguir).
– A comissão escolhe até 10 projetos que serão convidados a vir a Ribeirão Preto/São Paulo, ou presencialmente em uma das salas que receberão o sinal, no dia 17/05/2017, para receber contribuições ao seu projeto.
– As contribuição envolverão metodologia, possíveis linhas teóricas, potencial interdisciplinaridade, sugestão de centros no exterior que atuam na mesma linha. A comissão fará o seu melhor para oferecer as melhores informações;
– O custo de traslado e hospedagem é por conta dos participantes. Propostas de autores baseados em cidades distantes de uma das salas (>500km) podem solicitar participação por Skype caso sua proposta seja indicada. Neste caso deverão providenciar conexão de qualidade para chamada com vídeo e áudio.
– Todos que submeterem, que terão suas propostas debatidas ou não, são convidados a participar do Workshop que acontecerá nos dias seguintes (mais informações aqui).
– Não será dado feedback aos trabalhos não selecionados. Mas todos são bem-vindos a virem ao evento e contatar os orientadores presentes e discutirem sua proposta durantes os intervalos para o café.
– Trabalhos que não sejam claramente associados à temática de Controladoria e Contabilidade Pública não receberão comentários, apenas o comunicado de que não se enquadravam à chamada.

Formato do projeto:
– máximo 3 páginas (não incluindo referências), fonte TNR 12, espaço simples entre linhas, justificado.
– contendo título, nome do autor, breve resumo (15 linhas), e texto. O texto pode ser dividido em subtítulos, segundo sua conveniência, mas não é obrigatório seguir uma estrutura.
– Independente da estrutura do texto, este deve conter o problema geral da pesquisa, o método a ser utilizado, e a justificativa (relevância) do tema segundo sua opinião.

Orientação para submissão do projeto:
– Preencha este formulário de inscrição.
– Você precisará de seus dados de contato, e link para seu CV lattes.
– Você deverá aceitar as regras do evento, caso queira submeter. Se não estiver de acordo, sugerimos não participar.
– O formulário de inscrição deve ser necessariamente assinado (salva em pdf), sobretudo confirmado (marque o quadrado indicando) o termo de aceitação das condições.
– Com o formulário de inscrição (assinado e em pdf) e seu projeto (em pdf) envie-os para o email: psagib@usp.br com o título “Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública”.
– Não há como gerenciar a versão enviada, uma vez enviada não é possível substituí-la.

Se você for participar do workshop nos dias 18 e 19/5, deve fazer a inscrição no link informado na página do evento.