Perfil André Carlos Busanelli de Aquino

22 de October de 2019

Palavras chave: Governança pública, Temporalidade, Teoria Organizacional, Mundos virtuais.

Interesse de pesquisa

Minha agenda de pesquisa trata de aplicação de estudos organizacionais em accountability, incluindo o efeito da introdução de artefatos digitais (VR, AR, IA, e outras tecnologias emergentes). O tema inclui o efeito de estruturas temporais (temporality), e a distribuição de agência humana e não-humana. 

Os processos associados a accountability de governos ou de organizações privadas ou de terceiro setor está mudando significativamente, e as formas tradicionais de prestação de contas (apesar de legitimas e válidas) não são mais suficientes. A isso se soma a relevãncia de temáticas disruptivas, como transcrição energética, intervenções para emergência climática e impactos em justiça energética e climática. Com isso, mudam também as práticas profissionais de coleta de evidências, justificação de ações, report de resultados e ações, e responsabilização social.

De 2013 a 2021, minha pesquisa focou sobretudo mudanças na gestão financeira de governos. Minhas pesquisas dividiram-se em duas linhas: (i) reformas compulsórias no ciclo de gestão financeira de governos no Brasil, e (ii) resiliência de organizações públicas. Com abordgaem em geral qualitativa, focamos no nível de governança local, como Prefeituras, Conselhos Municipais de Saúde, Comitês de Orçamento e Finanças em Câmaras Municipais, e Tribunais de Contas como órgão de controle. Os resultados obtidos dessa agenda apontam para fortes raízes institucionais que condicionam gestores públicos à uma lógica de ação material de curto prazo, contrária à uma maior participação social, accountability e abertura de governos (openness). Existem camadas sobrepostas de reformas e pressões, que levam à reprodução de um repertório de respostas de curto prazo enraizadas na administração pública.

Qualificação e vinculo institucional

Professor Titular, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Pesquisador Associado do Instituto de Estudos Avançados, da USP. Pesquisador visitante da University of Birmingham/UK de 2014 a 2017. Atualmente Professor visitante do Politecnico di Milano/IT. Diretor de Inovação, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a partir de 2024.

Supervisão e outros interesses

Pós-Doutorado e Doutorado alinhado aos interesses de pesquisa.

Agendamento de reuniões

https://calendly.com/andrecbaquino

Perfis em bases de referências