', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Águas e Efluentes

14274575_10208703672922007_1904580779_oO GT Águas e Efluentes foi criado pelo reconhecimento da escassez de água e a consequente necessidade de racionalização do seu uso, além da preservação dos corpos d’água. Ademais, a Universidade de São Paulo tem o dever de exemplaridade e é primordial que se adeque à legislação e as políticas públicas.

O GT trabalha com o intuito de assegurar a disponibilidade de água em padrões de qualidade e quantidade adequados, melhorar a qualidade dos efluentes produzidos de forma a reduzir o impacto ambiental da Universidade, utilizar as melhores tecnologias disponíveis e incentivar o desenvolvimento de novas, construir uma estrutura de gestão compartilhada e integrada das águas da USP e proteger a saúde e o meio ambiente.

Alguns dos meios para alcançar estes objetivos são:

  • um diagnóstico geral incluindo indicadores de qualidade, de lançamento de efluentes, de consumo e perdas de água;
  • as certificações de desempenho e de qualidade ambiental;
  • o controle das outorgas de direito de uso de recursos hídricos;
  • o treinamento técnico;
  • proibição do uso de água subterrânea, de água superficial, de água de reuso e o lançamento de efluentes em corpos d’água sem a devida outorga dos órgãos competentes e sem que seja apresentado um estudo adicional
  • os programas de formação socioambiental; e
  • a medição setorizada e o rateio de despesas relativas a água e esgoto.

Os princípios regentes deste grupo são a transparência, o direito à participação, a racionalidade e a eficiência do uso da água, a setorização da medição do consumo, o cuidado no destino final dos efluentes e a priorização do uso da água para consumo humano visando à proteção da saúde e ao equilíbrio ambiental.  Ademias, deve-se considerar a necessidade de adequar a gestão de águas e efluentes às diversidades locais.