', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Áreas Verdes e Reservas Ecológicas

14285497_10208703672321992_398259007_oO GT Áreas Verdes e Reservas Ecológicas foi criado tendo em vista a responsabilidade da Universidade pela proteção do seu patrimônio ecológico, atendendo aos preceitos de sustentabilidade. Ademais, a USP compromete-se com a liderança institucional e a proatividade, bem como ao cumprimento da legislação. A preservação das áreas verdes promove a conservação de recursos hídricos e da biodiversidade, mantém a qualidade do ar e o controle climático, dentre diversos outros benefícios.

O GT trabalha com o intuito de monitorar as Áreas Verdes e Reservas Ecológicas para promover a mudança da forma de interação humana com as coberturas vegetais da Universidade. Para tal, é necessária não só sua identificação e delimitação, mas o estabelecimento de metas de sustentabilidade ambiental. Além da conservação das áreas existentes, o GT busca o incentivo à recuperação, à restauração e à renaturalização.

Alguns dos meios para alcançar estes objetivos são:

• a formação socioambiental da comunidade USP;
  • os Planos Diretores urbanos;
  • os Planos de Arborização;
  • os inventários e mapas, incluindo indicadores;
  • o Sistema Corporativo Informatizados;
  • incentivo a projetos de inovação;
  • os Planos de Regularização Ambiental; e
  • a proibição de uso ou exploração não autorizadas.

Os princípios regentes deste grupo são inclusão e participação da comunidade na gestão, as responsabilidades compartilhadas, o acesso à informação, a cooperação, o incentivo a novas formas de manejo das áreas verdes, a valorização do patrimônio ambiental da Universidade e o paisagismo sustentável.