', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Gases Poluentes

14285399_10208703672041985_569582460_oO GT Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa e Gases Poluentes foi criado tendo em vista a necessidade da Universidade de se adequar à legislação, como a Política Nacional de Mudança do Clima, devendo, portanto, elaborar políticas para a prevenção e mitigação de gases poluentes e de efeito estufa.

O GT trabalha com o intuito de compatibilizar as atividades da Universidade com a proteção do sistema climático e ambiental, bem como a saúde pública. Para tal, incentiva a utilização de energias renováveis, a identificação das fontes de emissões de gases poluentes e de efeito estufa e a adoção de padrões de tecnologias limpas e consumo racional.

Alguns dos meios para alcançar estes objetivos são:

• Sistema Corporativo Informatizado;
  • incentivo à pesquisa científica e tecnológica;
  • avaliação de impactos ambientais;
  • licenciamento ambiental;
  • a formação socioambiental da comunidade USP;
  • o diagnóstico e monitoramento das emissões da Universidade, com um acompanhamento da sua redução com indicadores;
  • adotar medidas de prevenção, mitigação e adaptação face às mudanças climáticas; e
  • a priorização de produtos e serviços de menor impacto ambiental.

Os princípios regentes deste grupo são a visão sistêmica e interdisciplinar, a prevenção e a precaução, a cooperação, o acesso à informação, a conscientização, a utilização das melhores tecnologias disponíveis e os princípios de não geração, redução e tratamento, nessa ordem de importância.