', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Uso e Ocupação Territorial

14315907_10208703673202014_1123799463_oO GT Uso e Ocupação Territorial foi criado tendo em vista a necessidade de atender à legislação, promovendo uma adequada gestão dos terrenos dos campi, além de um uso e ocupação que respeitem o equilíbrio ecológico.

O GT trabalha com vistas a regularizar a situação fundiária da Universidade perante os órgãos competentes e nortear a gestão do território da USP de forma eficiente e responsável social, financeira e ambientalmente. Ademais, é primordial a prevenção, mitigação e recuperação dos danos ambientais causados pelo uso do solo.

Alguns dos meios para alcançar estes objetivos são:

  • o monitoramento dos dados no Sistema Corporativo Informatizado da USP, resultando num diagnóstico da questão do uso e ocupação territorial;
  • licenciamento ambiental;
  • certificações de desempenho e qualidade ambiental;
  • capacitação técnica dos funcionários, através da educação ambiental; e
  • incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica;

Os princípios regentes deste grupo são a promoção da interdisciplinaridade, considerando as mais diversas variáveis, tais como ambiental, cultural, social, de saúde pública e econômica na gestão do território universitário; a democratização e a participação e o respeito às diversidade de contexto nos diferentes campi.