USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

1º ANPPAS Sudeste

Em 2018, pela primeira vez, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) realizou um Encontro Regional no sudeste, o qual foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na EACH/USP. O evento buscou divulgar a produção de conhecimento e promover o debate sobre assuntos que contemplem a interação Ambiente e Sociedade, enfatizando problemáticas da região.

Com o tema “Sustentabilidade e Interdisciplinaridade: Avanços e desafios para o desenvolvimento”, o encontro contou com a participação de pesquisadores renomados em diversas áreas que contribuem para o enfrentamento de desafios da sustentabilidade: ar, água, terra, mudanças climáticas, energia, resíduos sólidos, mercado e sustentabilidade, e direito ambiental. Os eixos temáticos foram abordados tanto do ponto de vista de ciência e tecnologia quanto de governança e políticas públicas.

O encontro aconteceu de 26 a 28 de setembro de 2018 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), na zona leste de São Paulo. A programação contou com palestras e mesas-redondas nos temas:

– Sustentabilidade e Interdisciplinaridade

– Água na macrometrópole e seus desafios

– Uso das terras e serviços ecossistêmicos: pesquisa e políticas públicas

– Mercado e sustentabilidade

– As cidades e as mudanças climáticas

– Plásticos, cidades e ambiente marinho

– Energia e meio ambiente

O evento reuniu docentes e discentes representantes dos Programas de Pós-Graduação, de redes e grupos de pesquisa da área interdisciplinar e das ciências ambientais para discutir uma agenda científica e política plural, obtendo como resultado a reflexão sobre a relevância da interdisciplinaridade para a sustentabilidade e para os diálogos entre as comunidades locais e o ambiente regional.

Para mais informações do evento, acesse: http://anppassudeste.com.br