USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Histórico

A Reitoria da Universidade de São Paulo, em 2004, apresentou o projeto da nova unidade ao Governo do Estado de São Paulo que foi incluído no plano de expansão de vagas nas universidades públicas do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas. O projeto trazia sugestão de implantação da nova unidade em área do Parque Ecológico do Tietê, no bairro de Ermelino Matarazzo.
Os cursos de pós-graduação da EACH-USP contemplam campos do conhecimento emergentes e carreiras consideradas promissoras no século XXI, pautados pela interdisciplinaridade e atendendo exigências socioeconômicas do país, em geral, e do mercado de trabalho, em particular.

No Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade estão envolvidos  docentes dos cursos de Gestão Ambiental, de Licenciatura em Ciências da Natureza e de Marketing. A interdisciplinaridade nos objetos de análise e campos de atuação transparece no grupo de docentes credenciados.  Participam também do corpo de orientadores do Programa docentes vinculados a outras unidades da USP.

Além de buscar o nível de excelência em ensino e pesquisa da USP, a EACH tem como princípio norteador a integração entre universidade e comunidade, por meio de programas de extensão e incentivo a pesquisas sobre problemas locais. Outra característica diferencial da Escola é a ausência de departamentos, seguindo a lógica de promover a integração entre os cursos, seus professores, projetos de pesquisa e extensão, e otimizar recursos por meio do compartilhamento de espaços e equipamentos.

Outro aspecto inovador dentro da USP é que a unidade não possui  departamentos desde sua criação, o que resultou em inovação no que se refere ao estímulo à convivência de docentes com formações distintas e de discentes com interesses variados. Como consequência ocorreram iniciativas em prol da formação de grupos de pesquisa que congregam pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de linhas de pesquisa inovadoras no campo da sustentabilidade.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) constitui, a partir de 2005, a mais nova unidade acadêmica da Universidade de São Paulo. Apresenta como missão a inovação e a excelência acadêmica em ensino, pesquisa e extensão, mantendo simultaneamente a tradição da USP.