Unidade Embrapii IQSint-USP – Insumos Químicos e Bioquímicos Sintéticos

Unidade Embrapii IQSint-USP Insumos Químicos e Bioquímicos Sintéticos

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP) é uma das mais tradicionais instituições de ensino e de pesquisa em Química e Bioquímica do país, destacando-se na formação de recursos humanos qualificados, na divulgação científica e na promoção do avanço científico-tecnológico desde a sua fundação, em 1970. Suas descobertas e inovações em parcerias com empresas têm levado ao desenvolvimento de produtos e tecnologias para o combate a doenças e promoção da saúde e bem-estar; à mitigação de impactos climáticos e ambientais; e à criação de startups de vários segmentos, como o industrial, da saúde e do agronegócio.

A Unidade EMBRAPII do IQUSP, IQSint-USP: Insumos Químicos e Bioquímicos Sintéticos, tem como missão ajudar a alavancar a competitividade e a capacidade de inovação da Indústria brasileira. Para isso, colocamos à disposição nossa infraestrutura de P&D e, principalmente, a experiência e know-how de nossos pesquisadores para auxiliar na resolução de problemas e na busca de soluções tecnológicas qualificadas, por meio da prestação de serviços, assessoria / consultoria e / ou transferência de tecnologia.

Principais Áreas de Atuação

  1. Insumos orgânicos, inorgânicos e bioquímicos, especialmente para o agronegócio e farmoquímica: ativos, adjuvantes, solventes, surfactantes, emolientes, blendas e compósitos.
  2. Insumos e adjuvantes farmacêuticos, inclusive Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s): síntese, preparação, caracterização, purificação, otimização de processos e escalonamento produtivo.
  3. Derivados de produtos naturais, especialmente de biomas brasileiros: isolamento, purificação e caracterização de extratos e óleos essenciais, determinação de propriedades e formulações.
  4. Nanotecnologia: design e preparação de nanopartículas, nanomateriais híbridos e nanoestruturados; nanoaditivos de polímeros, resinas e vernizes; materiais nanoestruturados para liberação controlada de ativos; nanomateriais bioativos para diagnóstico, tratamento e teranóstica; nanofluidos funcionais e catalisadores.
  5. Materiais de eletrodo e eletroquímica: insumos para baterias, células a combustível, dispositivos fotoeletroquímicos e fotovoltaicos, eletrocatalisadores e fotocatalisadores.
  6. Catalisadores: insumos orgânicos e inorgânicos para organocatálise, metalo-catálise e biocatálise.
  7. Materiais nanoestruturados para captura, conversão e aproveitamento de carbono.

Benefícios da parceria UE-Empresa

  • Agilidade e flexibilidade

    O projeto não requer edital e nem chamada pública, a empresa contratante negocia e aprova os termos de contrato diretamente com a UE.

  • Qualidade

    Pesquisadores e colaboradores altamente qualificados, centros de excelência em pesquisa aplicada e inovação e infraestrutura de ponta na UE.

  • Divisão de despesas

    A empresa contratante irá financiar parte do valor total do projeto, sendo o restante dividido entre EMBRAPII e UE.

  • Experiência

    O Instituto de Química é reconhecido por seu histórico em atender empresas e realizar parcerias visando o desenvolvimento científico e tecnológico.

  • Burocracia reduzida

    Os recursos já estão disponíveis nas UEs e, uma vez que o projeto e as negociações estejam concluídas, garante-se a finalização do processo de contratação em até 20 dias.

Ficou interessado?

Entre em contato agora mesmo e agende uma reunião conosco! Queremos conhecê-lo para discutir as melhores soluções e parcerias para o seu negócio.

Ficou interessado?

Entre em contato agora mesmo e agende uma reunião conosco! Queremos conhecê-lo para discutir as melhores soluções e parcerias para o seu negócio.