Profa. Dra. Karin Regina de Castro Marins

Professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2011, orientadora de mestrado e doutorado, na especialidade de planejamento e engenharia urbanos. De 2016 a 2018, foi Assessora Técnica de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, atuando, dentre outros, na difusão científica, no que tange aos seus desdobramentos na Cultura e na Extensão. Coordenadora associada do GT Urbano da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC desde 2016. Possui graduação em arquitetura e urbanismo (2000) e especialização em gestão ambiental pela Universidade de São Paulo – USP (2002), mestrado em engenharia de energia sustentável pelo Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia (2005) e doutorado em arquitetura e urbanismo também pela USP (2010). Também cursou pós-graduação em mobilidade urbana e meio ambiente no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, no Japão, como bolsista da JICA ? Agência de Cooperação Internacional do Japão (2007). Em 2011, foi agraciada com o 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista, na temática de Cidades Sustentáveis. Principais atividades profissionais se relacionam a planejamento e gestão urbanos, no desenvolvimento e coordenação de projetos técnicos e de pesquisa, inerentes a projetos urbanos no município de São Paulo e regiões metropolitanas do Estado. Desenvolveu e coordenou planos e projetos de transportes metropolitanos, sistemas e tecnologias ambientais aplicáveis à mobilidade, junto ao Governo do Estado de São Paulo. Expertises: Sustentabilidade urbana, morfologia urbana, mobilidade urbana, sistemas energéticos urbanos, smart cities, instrumentos e políticas urbanas relacionados a adensamento populacional e construído, modelos e métodos para avaliação urbana e apoio a processos decisórios em projetos urbanos. (Texto informado pela autora)