Metodologias para  o Planejamento Estratégico de Cidades Brasileiras.

Projeto de Pesquisa: Metodologias para o Planejamento Estratégico de Cidades Brasileiras

Introdução

As cidades brasileiras são potencialmente motores do desenvolvimento social e econômico brasileiro. Abrigam cerca de 85% da população brasileira resultado de um processo rápido de urbanização, que, em parte, é responsável pelos monumentais desafios que têm. Para que as cidades brasileiras realizem esse potencial são necessárias estratégias de curto, médio e longo prazo. Os desafios são conhecidos, mas com objetivo de dar concretude mencionam-se alguns: habitação precária, saneamento insuficiente, mobilidade deficiente, baixa produtividade, pouca integração entres a políticas públicas, degradação e ameaças ambientais, entre outras.

Este projeto tem como foco principal o desenvolvimento de metodologias para conceber estratégias integradas de longo prazo para as cidades e como sustentá-las, monitorá-las, avaliá-las e ajustá-las ao longo de décadas. O planejamento de longo prazo, em nível mundial, tem se revelado um instrumento poderoso para desenvolver essas estratégias como forma de enfrentar os desafios de ordem social, econômica e ambiental das cidades. No contexto brasileiro há algumas experiências de planejamento estratégico para cidades.

Conteúdos e estrutura temática

Sem perder de vista a necessidade de integração, podemos identificar áreas temáticas que frequentemente compõe planos estratégicos de longo prazo.

Listam-se as áreas temáticas seguintes, sem pretender identificar todas a possíveis áreas:

• Desenvolvimento urbano
  • Desenvolvimento econômico
  • Desenvolvimento social
  • Habitação
  • Meio ambiente
  • Mobilidade
  • Logística
  • Gerenciamento de água
  • Saneamento
  • Energia
  • Resíduos sólidos
  • Tecnologia da Informação, Cidade Digital
  • Processos Participativos

Há um grande número de questões que podem gerar projetos relevantes de investigação.

Um conteúdo chave é criar referências de melhores práticas para as diversas áreas temáticas considerando o contexto brasileiro e a diversidade de características das cidades brasileiras sendo o porte a mais óbvia das características diferenciadoras.

A questão da integração das estratégias de longo considerando as diversas áreas temáticas é crucial. O desenvolvimento de ferramentas que deem suporte ao planejamento integrado é de grande interesse. Um exemplo clássico é a modelagem integrada da expansão do sistema de transportes considerando a regulação do uso do solo. A potencial agregação de um número maior de conceitos de economia urbana nesta modelagem seria uma possibilidade interessante para um projeto de pesquisa.

A avaliação dos condicionantes colocados pelas questões regulatórias referentes às várias áreas temáticas é de interesse.

Os desafios de transformar, em cada área, o plano em realidade também enseja investigação. A discussão dos custos típicos, as oportunidades de financiamento e os mecanismos de implantação são elementos-chave para subsidiar a factibilidade dos planos.

Formato dos projetos

Como mencionado anteriormente este projeto será composto de um elenco de projetos de magnitude e profundidade variáveis na temática das cidades, nos quais os pesquisadores responsáveis identifiquem seu alinhamento com o objetivo explicitado acima “desenvolvimento de metodologias para conceber estratégias integradas de longo prazo para as cidades”.  Dessa forma, sempre com escopo compatível com a modalidade, os projetos podem ser de:

• Iniciação Científica
  • Trabalhos de Formatura
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-doutorado
  • Programa de Pesquisador Colaborador
  • Projetos celebrados com um agente externo à Universidade tanto do setor público como privado.

Submissão de projetos

Este projeto está no contexto do NAP USP Cidades.

Para que o projeto seja considerado como parte de projeto maior “Metodologias para o Planejamento Estratégico de Cidades Brasileiras” que será referido a partir de agora como projeto estruturador, a proposta de um subprojeto deve ser submetida por um membro docente ou pesquisador do NAP e referendada pelo seu Conselho Deliberativo. Propostas de projetos serão aceitas em fluxo continuo. A submissão poderá ser feita por meio de preenchimento de formulário específico (vide Formulários), e o projeto será referido como um projeto vinculado ao projeto estruturador.

Formas de integração

Para que se cumpra a diretriz de “que esse projeto seja constituído de um conjunto de projetos vinculados, mas seu resultado não deve ser apenas a soma desses projetos vinculados. Deve promover a desejável integração e fertilização cruzada das diversas iniciativas” deverão ocorrer atividades que possibilitem a discussão crítica e a troca de informações, como (a) Reuniões semestrais com as equipes dos projetos de forma a que se apresentem resumidamente o conteúdo desenvolvido do projeto em um formato que favoreça a identificação de oportunidades de integração com os projetos e (b) Uma publicação anual com resultados de projetos em um formato adequado para o gestor e para subsidiar proposição de políticas públicas.

O espaço do USP Cidades poderá ser utilizado para reuniões de trabalho do projeto, apresentações desde que agendados com antecedência e haja disponibilidade.

Formas de interação

As informações referentes ao projeto estruturador estarão disponíveis no sítio https://sites.usp.br/uspcidades/

Os projetos vinculados farão parte de uma rede e receberão informações diretamente.