ElesPorElas

4211216

Lançado em setembro de 2014, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em New York, o movimento HeforShe (ElesPorElas) foi criado pela ONU Mulheres. Trata-se de um esforço global para envolver a população masculina na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem mulheres de conquistar os espaços e atingir todo o seu potencial. É também um impulso para proporcionar que mulheres e homens modelem, juntos, uma nova sociedade.

O movimento acredita que para obter a igualdade entre os gêneros é necessário que haja uma abordagem na qual se reconheça o papel de meninos e homens como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades advindas desse equilíbrio. Desse modo, o ElesporElas os convoca como aliados na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade entre os gêneros sem que haja atitudes e comportamentos machistas. Sendo assim, ampliando o diálogo sobre os direitos das mulheres e acelerando os processos de igualdade entre os gêneros, a estratégia adotada pelo movimento envolve três princípios: Atenção, Argumentação e Ação.

A Atenção se refere ao processo de educação e conscientização. A partir do momento em que há identificação e sensibilização com as questões da igualdade de gênero, é possível reconhecer e desempenhar o papel de cada agente para acabar com a desigualdade em níveis individuais, em suas vidas, e estruturais, em suas comunidades.

A Argumentação diz respeito às políticas e seus impactos, através do envolvimento da população masculina no apoio de planejamentos da ONU Mulheres, sendo possível consolidar, com mais facilidade, o Empoderamento Econômico das Mulheres, o Fim da Violência contra a Mulher, Governança, Liderança e Paz.

Finalmente, a Ação remete à implementação de diretrizes abrangentes que promovem uma mobilização social conjunta – envolvendo não só indivíduos, mas também órgãos institucionais – na causa da igualdade entre os gêneros. Como, a exemplificar, iniciativas de marketing inovadoras, doação online/individual via www.heforshe.org e programas como o Impacto 10x10x10.