ICMC USP e Mulheres nas Exatas

Em 9 de outubro se comemora o Dia Internacional de Ada Lovelace*: mulher inglesa, matemática, escritora e primeira programadora conhecida da história.

E nesse dia o GRACE – Grupo de Alunas nas Ciências Exatas – promoverá uma feira de ciências das 9 às 11h30, onde alunos das escolas de São Carlos serão recepcionados com robôs, jogos e outras atrações voltadas para crianças e jovens de 10 a 16 anos.

Não é preciso fazer inscrições prévias para participar dessa atividade, que acontecerá no Anfiteatro Jorge Caron e no Espaço Primavera, ambos localizados na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

E para encerrar as comemorações, a partir das 19 horas, haverá uma mesa redonda, voltada para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em discutir o tema Mulheres na ciência: desafios e oportunidades.

Já no dia 19 de outubro, a Oficina Programação Desplugada, que é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, pretende demonstrar como é possível ensinar a lógica da programação sem que tenha a necessidade de um computador.

Essa atividade acontecerá na Biblioteca Achille Bassi, no bloco 2 do ICMC, das 9 às 12 horas, e estará aberta para crianças a partir de 5 anos até jovens de 15 anos.

Por fim, no dia 22 de outubro, o evento será o Women in Tech, que discutirá a falta de interesse e de representatividade das mulheres nos cursos tecnológicos, apresentar as experiências universitárias das garotas que ingressam nesse ramo e abordar as dificuldades que elas enfrentam no ambiente de trabalho.

Vale conferir todas as informações no site do ICMC.

*Matérias sobre Ada Lovelace saíram este ano no Jornal El Pais e na Revista Galileu.