Equipe

O grupo inclui alunos de graduação e pós-graduação e colaboradores externos: é coordenado pelos professores Dra. Renata Martins e Dr. Luciano Migliaccio.

 

A equipe se uniu a partir de uma movimentação anterior: o Projeto Jovem Pesquisador Fapesp Barroco Cifrado, sob coordenação dos mesmos professores. De outubro de 2016 a novembro de 2021, foi uma experiência fundamental para inaugurar na FAU discussões em bases decoloniais, transdisciplinares e globais em linhas de pesquisa em história das artes e arquitetura, sobretudo para pós-graduação. O Barroco Cifrado abriu espaço para novas provocações, além de reconhecer e reunir interesses similares, até então não desenvolvidos, em estudantes de graduação, originando o grupo Abya-Yala FAUUSP dentro da iniciativa FAPESP. Também nasce do Barroco o grupo Ásia Global.

 

O Projeto Jovem Pesquisador FAPESP foi renovado para a modalidade 2, estendida. Apoiando-se nas experiências anteriores e abrangendo as iniciativas atuais, o JP2 Barroco-Açú pretende dar continuidade aos projetos seguintes, a nível de pesquisa, extensão e ensino. Apoia e promove disciplinas optativas e de pós-graduação na FAU, e projetos de pesquisa e extensão como o PUB FAU na Amazônia – Amazônia na FAU (2021), e o PUB Parque Estadual de Monte Alegre – FAUUSP (2022).

 

Há a realização das Quintas Ameríndias, que são encontros transdisciplinares com convidados, pesquisadores e mestres em arte, arquitetura, antropologia, arqueologia, território, entre outros. Compreende pesquisas individuais, IC, tfg, mestrado, doutorado. Participa de fau encontros e organiza seminários em parceria com o grupo Tempo, Memória e Pertencimento, no IEA-USP.

Nome da Unidade
Endereço:
Cidade Universitária – Butantã
São Paulo – SP
CEP 00000-00