
O artigo, intitulado “United States Behavior in the WTO Beyond its Dispute Settlement Mechanism: The Intense Use of Trade Remedies and Specific Trade Concerns as Evidence of US’ Commitment to Rule-Based Trade”, observa o comportamento estadunidense na Organização Mundial do Comércio sob uma perspectiva inovadora, baseada no conceito de assertividade. Esse conceito, cunhado pela professora Lucena e coautores, diz respeito a um método de análise do comportamento dos membros na OMC como um todo, ou seja, vai além do Mecanismo de Solução de Controvérsias, a arena mais comumente observada pela literatura, e engloba as demais facetas da organização. Ao aplicá-lo no contexto do comportamento recente dos Estados Unidos na organização, pude observar a manutenção do comprometimento do país com o regime multilateral de comércio baseado em regras, contrariando a previsão da literatura.
Essa foi a primeira vez que apresentei um trabalho em uma conferência, bem como a primeira viagem internacional que fiz sozinho. Com isso, essa experiência foi extremamente impactante e proveitosa, sendo transformadora tanto em minha vida acadêmica como pessoal. Na conferência, tive a oportunidade de ouvir e me conectar com diversos pesquisadores da área de Ciência Política e Relações Internacionais de todo o mundo. Isso ampliou significativamente minha visão sobre diferentes tópicos e métodos de pesquisa, sendo uma contribuição inestimável para minha vida acadêmica. Nesse contexto, também tive a oportunidade de me juntar com um grupo de jovens pesquisadores brasileiros da área, a maioria deles estando cursando programas de doutorado nos Estados Unidos, com os quais pude ouvir conselhos e dicas sobre a carreira e as perspectivas de pesquisa no exterior. Além disso, na apresentação de meu pôster, recebi sugestões e comentários valiosíssimos sobre meu trabalho, que me ajudaram a repensar alguns pontos e, consequentemente, fortalecer minha análise.
Concomitante a isso, essa experiência também me permitiu conhecer uma nova cidade, que, com certeza, já figura dentre as mais vibrantes e cosmopolitas que já tive o prazer de ir. Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos e abriga uma série de atrações artísticas, musicais e gastronômicas encantadoras, as quais enriqueceram ainda mais minha experiência.
Em síntese, ter a oportunidade de apresentar meu trabalho na MPSA foi uma experiência transformadora. Ainda espero, no curso da minha graduação, conseguir participar de mais conferências acadêmicas de forma a poder ampliar ainda mais meus horizontes de pesquisa e meus contatos com outros pesquisadores.