Experiência na conferência anual da Midwest Political Science Association: Luiz Antonio Camilher

Me chamo Luiz Antonio Oliveira e sou estudante do terceiro ano da graduação em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da USP. Em abril de 2024 tive a oportunidade de apresentar um pôster na conferência anual da Midwest Political Science Association (MPSA) em Chicago, nos Estados Unidos. Tomei conhecimento desse evento por meio de minha orientadora de Iniciação Científica, a professora associada do IRI-USP e editora do Boletim Acauã Cristiane Lucena. Com isso, submeti um artigo que foi resultado de minha pesquisa no segundo semestre de 2023 e, felizmente, fui aprovado pela comissão técnica da MPSA.
 

O artigo, intitulado “United States Behavior in the WTO Beyond its Dispute Settlement Mechanism: The Intense Use of Trade Remedies and Specific Trade Concerns as Evidence of US’ Commitment to Rule-Based Trade”, observa o comportamento estadunidense na Organização Mundial do Comércio sob uma perspectiva inovadora, baseada no conceito de assertividade. Esse conceito, cunhado pela professora Lucena e coautores, diz respeito a um método de análise do comportamento dos membros na OMC como um todo, ou seja, vai além do Mecanismo de Solução de Controvérsias, a arena mais comumente observada pela literatura, e engloba as demais facetas da organização. Ao aplicá-lo no contexto do comportamento recente dos Estados Unidos na organização, pude observar a manutenção do comprometimento do país com o regime multilateral de comércio baseado em regras, contrariando a previsão da literatura.


Essa foi a primeira vez que apresentei um trabalho em uma conferência, bem como a primeira viagem internacional que fiz sozinho. Com isso, essa experiência foi extremamente impactante e proveitosa, sendo transformadora tanto em minha vida acadêmica como pessoal. Na conferência, tive a oportunidade de ouvir e me conectar com diversos pesquisadores da área de Ciência Política e Relações Internacionais de todo o mundo. Isso ampliou significativamente minha visão sobre diferentes tópicos e métodos de pesquisa, sendo uma contribuição inestimável para minha vida acadêmica. Nesse contexto, também tive a oportunidade de me juntar com um grupo de jovens pesquisadores brasileiros da área, a maioria deles estando cursando programas de doutorado nos Estados Unidos, com os quais pude ouvir conselhos e dicas sobre a carreira e as perspectivas de pesquisa no exterior. Além disso, na apresentação de meu pôster, recebi sugestões e comentários valiosíssimos sobre meu trabalho, que me ajudaram a repensar alguns pontos e, consequentemente, fortalecer minha análise.


Concomitante a isso, essa experiência também me permitiu conhecer uma nova cidade, que, com certeza, já figura dentre as mais vibrantes e cosmopolitas que já tive o prazer de ir. Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos e abriga uma série de atrações artísticas, musicais e gastronômicas encantadoras, as quais enriqueceram ainda mais minha experiência.


Em síntese, ter a oportunidade de apresentar meu trabalho na MPSA foi uma experiência transformadora. Ainda espero, no curso da minha graduação, conseguir participar de mais conferências acadêmicas de forma a poder ampliar ainda mais meus horizontes de pesquisa e meus contatos com outros pesquisadores.