O livro aborda as estruturas societárias dos grupos econômicos financeiros em uma perspectiva de direitos do consumidor. O tema de conglomerados financeiros não é novidade para o direito societário. O enfoque do livro, todavia, é o de questionar a pertinência, para a população, de diferentes marcas sob uma mesma administração.
Há ou deveria haver responsabilidade das entidades centrais pela manutenção de padrões de governança e de oferta de crédito responsável por todas as empresas de um mesmo conglomerado? Em que medida a utilização de diferentes pessoas jurídicas pode ser usada para laboratórios de maior lucratividade, mas não necessariamente de melhores práticas?Em um contexto no qual a responsabilidade das empresas se destaca como elemento central para a regulação dos mercados, é legítima a expectativa de que os bancos líderes do mercado imprimam melhores condutas que seus concorrentes?
O texto reúne, em português, três artigos publicados em periódicos, dois deles em inglês. Os trabalhos fazem parte das iniciativas do grupo de pesquisa e extensão “Acredito”, que investiga os caminhos para a sustentabilidade do crédito.
Acesse o Livro:
Assista à apresentação do livro no canal do Youtube da Faculdade: