FAQ

Confira as perguntas frequentes sobre a plataforma Alumni USP

RESPOSTAS RÁPIDAS

Perguntas Frequentes

São aceitos somente alunos(as) graduados, pós-graduados (mestrado ou doutorado – strictu sensu) e Programa de Residência Médica ou Multiprofissional.

Se você já se formou e ainda não faz parte, basta preencher o cadastro. Se você ainda vai se formar, ao titular você receberá um link para manter seu vínculo ativo como egresso(a) por meio da sua senha única.

Durante o preenchimento de seus dados no cadastro da plataforma Alumni, não utilizar todas as letras maiúsculas, não abreviar seu nome e nem o nome de sua mãe.  Utilize seu nome como foi cadastrado quando fez o curso. Se não era casado(a), por exemplo, utilize o nome de solteiro(a).

Se você receber a mensagem que seu cadastro foi para a “validação manual”, significa que as informações que você cadastrou na Plataforma Alumni, não estão iguais ao seu cadastro na Unidade onde se formou. Esse processo de validação manual demora alguns dias, para a sua própria segurança, basta aguardar o retorno.

O Alumni USP não tem autonomia para alterar dados dos egressos(as) nos sistemas da Universidade. Para isso, entre em contato com a secretaria de sua unidade para atualizar esta informação, pois só eles são autorizados a fazer ajustes nestes dados.

É possível que o seu e-mail alternativo não esteja atualizado. Entre em contato com o escritório Alumni USP pelo alumni@usp.br informando seus dados pessoais e uma captura de tela com a mensagem de problema.

Para alterar seu e-mail alternativo é preciso efetuar login no Portal ID USP com o seu número USP e a sua senha única. Clique em “Meus emails” e alterar o seu e-mail alternativo. Será enviado uma mensagem para o e-mail informado com um link para confirmação e somente após essa confirmação o seu e-mail alternativo será atualizado. Caso não consega efetuar o login no Portal ID USP, você deverá nos enviar uma mensagem informando o problema e solicitando a alteração do e-mail.

Reative o seu vínculo com a USP se cadastrando na Plataforma Alumni. Após preencher suas informações, siga as instruções para criar sua nova conta de email @alumni.usp.br no Portal ID USP

Se der erro de senha inválida, será necessário criar uma nova senha. Acesse o Portal ID USP e clique em “Esqueci minha senha”. Na tela que abrir, informe o seu Número USP e o seu e-mail alternativo, clique em “Não sou um robô” e em seguida clique em “Solicitar senha única”. Será enviada uma mensagem para o seu e-mail com um link para você efetuar o cadastro de uma nova senha. 

Para acessar o seu e-mail Alumni utilize o site email.usp.br Na tela de Login do Email USP digite o seu e-mail completo @alumni.usp.br e a sua senha única cadastrada no Portal ID USP. No celular recomendamos utilizar o APP GMAIL

Apenas diplomas emitidos a partir de 2013 (Graduação) e 2014 (Pós-Graduação) possuem versão virtual. Para obtenção de diplomas anteriores a este período, entre em contato com a secretaria da sua unidade. Caso atenda aos requisitos acima e, mesmo assim, não consiga acessar o diploma, acesse aqui e consulte se seu diploma foi emitido. Se não, é preciso entrar em contato com a secretaria da sua unidade para saber se seu diploma já foi carregado no sistema da USP para ser disponibilizado virtualmente.

Recomendamos que tente o acesso à Plataforma Alumni utilizando outro navegador e verifique se o problema persiste. Se persistir, entre em contato conosco por e-mail.

Você deve solicitar o histórico escolar em sua secretaria e ele será encaminhado via Plataforma Alumni.

Para configuração de VPN, acesse este link e siga o tutorial disponível para o seu sistema operacional.

Se você já obteve a senha única e já instalou a VPN, basta acessar o Dedalus, Portal de Busca Integrada ou Portal CAPES para pesquisar artigos. Para maiores orientações sobre bases de dados, entre em contato com o bibliotecário da sua unidade ou acesse abcd.usp.br

Acesse seus dados pessoais na plataforma e selecione a opção "não" para o recebimento da Newsletter.

Para cancelar seu cadastro, selecione esta opção no "Meu Perfil" da plataforma Alumni. Caso você não use nenhum serviço, o cancelamento é imediato. Agora, se utilizar, o sistema irá orientar como prosseguir com a solicitação, pois suas informações serão completamente apagadas e você não terá mais acesso a nenhum dos serviços.

Sim, mas seu perfil será completamente novo, assim como nos serviços que utilizar.

ESTAMOS À DISPOSIÇÃO

Não achou o que procurava?

Algumas dúvidas podem ser mais específicas, e estamos à disposição para ajudar. Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato o quanto antes. Se preferir, use o rodapé do site para falar conosco pelas redes sociais ou por telefone, dentro dos horários de atendimento.

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